Secretaria da Saúde alerta para a atualização da carteira de vacinação
A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – alerta a população adulta sobre a necessidade emergencial de atualização da carteira de vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR ou tríplice viral).
O departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), por meio da Coordenação-Geral da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (CGVDI) e da Coordenação-Geral de Incorporação Cientifica e Imunização (CGICI), e também da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), alertam sobre a ameaça de reintrodução de sarampo no Brasil e orientam o fortalecimento contínuo da vigilância do sarampo com oportunidade de identificação, notificação e investigação de todos os casos suspeitos da doença.
“Estamos com bons índices de cobertura vacinal com as crianças, mas com os adultos precisamos melhorar os números. Diante desta ameaça, reforçamos a importância da atualização do calendário básico de vacinação da população em geral. É importante que haja a imunização para evitar a reintrodução da doença”, afirma a enfermeira Juliana Bortoletto, responsável pelo Programa Municipal de Imunização. E acrescenta. “A vacina está disponível em todas as unidades de saúde. A vacinação pode ser realizada das 7h às 17h e na UBS Nova Marília até as 22h (programa Melhor Horário)”.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o esquema vacinal para atualização da carteira de vacinação deve atender os seguintes requisitos:
Criança: 12 meses de idade: 1ª dose SCR;
Crianças: 15 meses de idade: 2ª dose de SCR e 1ª dose de Varicela (Tetra Viral);
Pessoas menores de 30 anos: 02 doses de SCR, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas:
Pessoas de 30 a 59 anos, 11 meses e 29 dias: 01 dose de SCR;
Profissional da saúde: 02 doses de SCR, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, independente da idade.
Sintomas – De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas do sarampo são: manchas vermelhas (exantema) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes indícios:
tosse seca; irritação nos olhos (conjuntivite); nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias é comum aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. Caso o paciente apresente estes sinais e sintomas, deve procurar imediatamente um serviço de saúde.
A transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.