Marília avança no PSE, chega a 81 escolas,58 unidades de saúde e 26.264 alunos
O município de Marília segue avançando no PSE (Programa Saúde na Escola) e, após o recadastramento realizado no mês de março de 2025, chegou a 81 escolas, incluindo Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), além das 58 Unidades Básicas de Saúde (UBSs e USFs), totalizando 26.264 alunos.
Na última quinta-feira (27) foi realizado um encontro no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, onde foi apresentado o PSE para as novas escolas e novas unidades de Saúde (UBSs e USFs) que, a partir deste ano, passam a integrar o Programa Saúde na Escola Ciclo 2025/2026.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, participou do encontro e destacou o avanço de Marília. “Trata-se de um programa importantíssimo para a saúde e a educação. Fico feliz em constatar que o nosso município avança a cada ano e, agora em 2025, já temos 81 escolas e as 58 unidades de saúde fazendo parte. Continuaremos dando todo suporte para que o PSE, ampliando o acesso aos serviços de saúde”, afirmou Paloma Libanio.
Já a secretária municipal da Educação, Cilmara Carreiro, falou também da importância do PSE. “O programa desenvolve uma série de ações integradas entre educação e saúde. É extremamente importante que Marília siga avançando e o aumento do número de escolas e de unidades de saúde que aderiram ao PSE comprova esse avanço. Já são mais de 26 mil alunos beneficiados”, disse Cilmara Carreiro.
O PSE
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação. Em 2013, quando Marília aderiu ao programa, foram cadastradas quatro escolas, sendo duas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e duas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), totalizando 1.452 alunos.
Com o decorrer dos anos, novas unidades escolares e de saúde foram cadastradas e até o final de 2024 faziam parte do PSE 60 Escolas e 41 Unidades de Saúde. E agora, em 2025, são 81 escolas e 58 unidades de saúde cadastradas no PSE.
O objetivo do programa é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica.
Ao se fortalecer as ações que integram as áreas de saúde e educação no enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde, contribui-se para a melhoria da qualidade de vida e apoia-se o processo formativo dos profissionais de saúde e educação.
Para o sucesso do PSE é essencial o apoio dos gestores estaduais e municipais das áreas de educação e saúde, pois se trata de um processo intersetorial que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores.
A adesão é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. As equipes da Atenção Primária à Saúde e as Equipes das Escolas devem se articular para o desenvolvimento de ações de saúde na escola.
As ações que fazem parte do PSE neste novo ciclo 2025/2026 e serão desenvolvidas em parceria entre as escolas e equipes de Saúde são: alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da atividade física; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção à Covid-19; saúde ambiental; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; saúde mental;
saúde sexual e reprodutiva; e verificação da situação vacinal.