Janela Para o JapãoNotícias

Uso fraudulento de cartões de crédito causa prejuízo recorde de ¥55,5 bilhões

A maior parte dos crimes cometidos com cartões de crédito, 92,5%, foi por furto de dados, os quais foram obtidos pelo golpe de “phishing”

Os prejuízos causados pelo uso fraudulento de cartões de crédito em 2024 chegaram a 55,5 bilhões de ienes, um recorde em 27 anos, de acordo com a Associação de Crédito do Japão, publicou a mídia local.

O valor total indica um aumento de 1,5 bilhão de ienes em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 92,5% dos casos os ladrões roubaram dados dos portadores dos cartões de crédito através do golpe de “phishing”.

O “phishing” é um crime no qual criminosos enviam e-mails se passando por empresas ou instituições públicas conhecidas. Nas mensagens constam links falsos que, quando acessados, levam a vítima para sites onde terão seus dados roubados.

Entre os danos relatados por uso fraudulento, AEON Financial Services, que emite os cartões AEON, havia anunciado em 13 de março que as perdas desde a primavera passada totalizaram 9,9 bilhões de ienes.

Medidas contra crime

A Associação de Crédito do Japão decidiu convocar lojas associadas e empresas de cartão para tomarem medidas, como o fortalecimento dos serviços de autenticação de identidade, para pôr fim ao aumento de fraudes.

As principais operadoras de cartão de crédito deverão usar Inteligência Artificial (IA) para identificar sites falsos que tentam roubar informações de cartões de crédito.

Tanto a Associação quanto as oito grandes empresas do setor decidiram lançar em conjunto novas medidas a partir de abril para conter as fraudes.

No caso, a IA será treinada para estudar padrões de transações fraudulentas, identificar as características de sites falsos, relatar uso fraudulento aos provedores de serviços de conexão à Internet e tomar medidas para encerrar os sites.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *