GeralMarília Política

Marília sedia encontro regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Secretária de Estado Natália Resende comandou encontro com prefeitos da região. Evento foi no Teatro Municipal

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), foi o anfitrião de reunião dos municípios da região com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, na tarde desta segunda-feira (31 de março). O encontro foi no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. Na ocasião, foram debatidos os programas UniversalizaSP e Programa Integra Resíduos.

O prefeito Vinicius Camarinha agradeceu à secretária Natália Resende por mais essa parceria com o Governo do Estado. “Para Marília é uma honra receber mais um secretário de Estado, mostrando a força da parceria do governador Tarcísio de Freitas com a nossa cidade. Nossa cidade voltou a ter protagonismo regional e estadual, com busca de investimentos e projetos para resolvermos as demandas da população”.

O programa UniversalizaSP busca estruturar soluções regionalizadas de saneamento para garantir resiliência hídrica e o atendimento das metas de universalização.

O Programa Integra Resíduos tem como foco primordial aprimorar a gestão dos resíduos visando ao atendimento às necessidades regionais e locais de manejo de resíduos sólidos urbanos, em todo seu ciclo, até a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, por meio de projetos sustentáveis sob os aspectos econômico, social e ambiental.

Esse objetivo alinha-se às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) e Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (PERS/SP), visando a otimização e eficiência no ciclo completo de manejo de resíduos sólidos, incluindo coleta, transporte, transbordo, tratamento e disposição final.

Para o prefeito Vinicius Camarinha, o tema é extremamente relevante. “A secretária Natália está fazendo um excelente trabalho, transformando a Secretaria que abrigou Meio Ambiente, Logística, Transportes, Energia. A Cetesb melhorou as avaliações e resoluções das demandas, a Sabesp foi um desafio que aprovamos na Alesp quando era deputado estadual, Além disso, quando deputado também aprovei a regionalização do saneamento no Estado, depois da aprovação da Lei Federal do Marcos do Saneamento”. Ainda segundo o prefeito, os municípios terão melhores resultados se unirem esforços com a regionalização e em ação conjunta das cidades.

Vinicius Camarinha aproveitou sua fala na abertura da reunião, que tratou dessa temática de saneamento, para falar sobre a situação local. “Marília vive uma nova realidade agora. Sofremos uma concessão no final da gestão passada que foi muito ruim. O Daem foi vendido por R$160 milhões e em 80 parcelas, sendo que vale mais de R$400 milhões. Além disso, todo o ônus do Departamento veio para a Prefeitura. Foi péssimo para a cidade”, disse o prefeito, que explicou ser inadmissível ações desfavoráveis para a população.

“Temos interesse em fazer uma nova concessão justa para a população, com outorga justa e com serviços de qualidade. Precisamos resolver esses problemas com investimentos. Confiamos na secretária Natália e em seu time, e no governador Tarcísio de Freitas, para ajudar os municípios”, finalizou o prefeito Vinicius.

A solenidade para início da reunião contou ainda com a presença dos vereadores Danilo Bigeschi (presidente da Câmara Municipal), Wilson Damasceno e Elio Ajeka – a Câmara Municipal entregou o título de Visitante Ilustre do Município à secretária Natália Resende.

Para o vereador Danilo Bigeschi, presidente da Câmara Municipal, Marília vive um novo momento com atitudes sustentáveis. “Estamos juntos na luta. Agradecemos a presença da secretária Natália Resende em nosso município. A universalização do saneamento terá um impacto positivo muito importante para a saúde da nossa população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *