AgronegócioGeral

Ministro Paulo Teixeira assina acordo com Caixa para, por meio da agricultura familiar, recuperar áreas degradadas

Nesta terça-feira (1/4), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) juntamente com o presidente da Caixa Econômica Federal (CAIXA), Carlos Vieira. Na ocasião, o ministro relembrou o compromisso do Governo Federal com a redução do desmatamento da floresta amazônica: “Nós temos esta proposta de restauração vegetal para a COP30, ampliando e fortalecendo a função ambiental da floresta amazônica. Não queremos levar propostas, mas entregas para a COP30”.

Também participaram o vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, e a secretária executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Anna Flávia Franco. “Hoje é um dia extremamente importante, e para nós é uma satisfação ouvir de um agente financeiro importante para o país, como é a Caixa Econômica, expressar com tanta firmeza o compromisso com a sustentabilidade com o futuro do país e do planeta”, declarou Anna.

Programa Florestas Produtivas

A parceria tem como objetivo promover a agricultura familiar como mecanismo de recuperação de áreas degradadas e ampliar a produção de alimentos saudáveis e de produtos da sociobiodiversidade no âmbito do Programa Nacional de Florestas Produtivas. A partir da assinatura, os agentes envolvidos passam a elaborar conjuntamente uma chamada pública via Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA) focada em ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

O recurso disponibilizado pelo FSA CAIXA para o Edital será de R$ 50 milhões, que, somados ao edital de lançamento do MDA com o MMA e BNDES, já totalizam R$200 milhões em parcerias para o Programa Nacional de Florestas Produtivas.

Os estados selecionados para essa iniciativa são Acre, Pará, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso, que estão no chamado Arco do Desmatamento, que será transformado no Arco da Restauração. A primeira chamada está prevista para sair em maio.Link: https://www.gov.br/mda/pt-br/noticias/2025/04/ministro-paulo-teixeira-assina-acordo-com-caixa-para-por-meio-da-agricultura-familiar-recuperar-areas-degradadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *