Prefeitura reúne 500 educadores na abertura oficial do “Abril Azul”
Outras ações pedagógicas sobre o tema acontecerão ao longo do mês
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e a AMANDIM (Associação de Mães de Autistas e Neurodivergentes de Marília), promoveram na noite da última quarta-feira (2), no auditório da FAIP, a abertura oficial do calendário de eventos especiais do “Abril Azul”.
O evento, que reuniu cerca de 500 docentes da Educação Infantil e foi direcionado para a formação pedagógica dos educadores, teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A palestra inicial do “Abril Azul” foi ministrada pela psicóloga Laís Dias, com o tema “Hiperfoco como ferramenta chave para o ensino e gerenciamento de comportamentos desafiadores”. Em seguida, o neuropediatra Guilherme Cordaro Furini falou a respeito dos “Sinais precoces do transtorno do espetro do autismo, neuroplasticidade e intervenção precoce”.
“O evento foi um sucesso e contribuiu bastante para a formação dos nossos educadores que atuam na Rede Municipal de Ensino. Durante o mês, teremos também outras ações pedagógicas alusivas a este tema”, destaca a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.
Além da secretária municipal da Educação, também prestigiaram a abertura oficial do “Abril Azul”: a supervisora da Educação Básica, Fabiana Rodrigues Cruvinel – que foi uma das coordenadoras do evento; e a presidente da AMANDIM, Camila Aparecida Fonseca.
Durante o evento, para oferecer um pouco de descontração e alegria aos participantes do encontro, foi realizada ainda a apresentação da dupla Patrick e Erick – que integram o grupo “Terapeutas do riso”.