Santa Casa de Marília faz encontros de experiência do paciente na Ala SUS, Oncologia e Hemodiálise
A Santa Casa de Marília realizou encontros de experiência do paciente na Ala de Internação SUS (12 de fevereiro), Oncologia/Ambulatório/Ala B (27 de fevereiro) e Hemodiálise (27 de março).
Pacientes e acompanhantes deles expuseram suas experiências vivenciadas durante o período de internação.
A Oncologia recebeu elogio o acolhimento aos familiares, a efetividade e importância da equipe multidisciplinar. Paciente com longo período de internação explanou sobre a dificuldade à informação em relação ao retorno no Ambulatório, tanto por telefone quanto na forma presencial; a fragilidade do atendimento quando muda paciente para outra unidade, sentindo diferença do serviço prestado por parte da enfermagem, também foram explanadas.
A jornada do paciente no Ambulatório de Oncologia também foi exposta, com abordagens referentes a tempo de espera de agendamento, fluxo de agendar (pré e pós-consulta), entrada na recepção, triagem adotada e método de classificação para avançar o fluxo.

O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, explicou sobre a ampliação do da Oncologia, que ganhará mais leitos e estrutura mais ampla em breve. “Identificamos a necessidade de rever a agenda médica para melhorar o fluxo de atendimento e da coordenação do ambulatório desenhar a jornada do paciente no hospital. Nossa preocupação é com o cuidado centrado no paciente e na família. Aliás, para a otimização deste atendimento no setor vamos realizar uma oficina com nossos profissionais das áreas assistencial e administrativa”, disse ele.
Na Ala de Internação SUS, foram relatadas dificuldades enfrentadas por pacientes que ficam por um longo período no hospital. Conforme os relatos, os familiares tentam se adaptar às novas mudanças, mas é uma situação complicada, uma vez que isso gera um impacto emocional, físico e financeiro ao acompanhante, pois muitas vezes eles precisam abdicar de suas atividades laborais para cuidar do familiar. Em contrapartida, este mesmo familiar reconheceu que recebeu todo acolhimento na Santas Casa de Marília, mesmo com os desafios que surgem de acordo com o quadro clínico do paciente.
O trabalho da equipe multidisciplinar foi exaltado por pacientes, salientando que o trabalho no hospital é realizado com carinho e humanização.

Na oportunidade, a direção da unidade hospitalar lembrou da reforma que está acontecendo nos apartamentos da Ala D/SUS, com melhorias promovidas em alguns leitos e a conclusão das obras estando previstas para o próximo mês de novembro.
Elogios às equipes do Ambulatório de Nefrologia também foram feitos durante um dos encontros, assim como recomendações de possíveis melhorias a serem promovidas.

A partir das experiências passadas, os casos serão discutidos com as equipes de ambos os setores, afim de identificar os erros e acertos, para que sejam promovidas melhorias na assistência em saúde para pacientes de uma região de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).