Janela Para o JapãoNotícias

Premiê do Japão lamenta tarifas recíprocas impostas por Trump

O primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, lamentou o anúncio do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas recíprocas de 24% sobre os produtos importados do Japão.

Ishiba disse a repórteres, na quinta-feira, que é extremamente lamentável e decepcionante que o governo dos Estados Unidos tenha tomado a decisão de impor as tarifas, apesar dos apelos do Japão em vários níveis para não tomar a medida unilateral.

O premiê afirmou que o Japão é o maior investidor mundial nos Estados Unidos desde 2019. Explicou que montadoras japonesas têm feito investimentos diretos no valor de cerca de 418 milhões de dólares, e criado 2,3 milhões de empregos naquele país.

Ele argumentou que as amplas medidas comerciais restritivas de Washington terão um impacto significativo não somente nas relações econômicas bilaterais, mas também na economia global e no sistema de comércio multilateral.

Ishiba declarou ainda estar seriamente preocupado se a medida tarifária é consistente com as regras da Organização Mundial do Comércio e com o acordo comercial nipo-americano.

Questionado se pretende buscar negociações com Trump, seja diretamente ou por telefone, ele respondeu que não hesitará em conversar com Trump pessoalmente se e quando for apropriado.

O primeiro-ministro japonês deu indicações de que o governo examinará atentamente como as indústrias domésticas serão afetadas, e oferecerá medidas de assistência minuciosas.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *