Saúde em Dia: O envelhecimento da comunidade brasileira no Japão
À medida que o tempo passa, observamos que os problemas são como ciclos: alguns são sanados, e outros ainda persistem
Durante quase 30 anos de atuação da NPO Sabja, os problemas da comunidade brasileira mudaram bastante. E nós precisamos nos aperfeiçoar no atendimento.
À medida que o tempo passa, observamos que os problemas relacionados à nossa comunidade são como ciclos: alguns são sanados, e outros ainda persistem.
É de conhecimento geral que a comunidade, assim como o Japão, enfrenta um processo de envelhecimento. Dessa forma, os desafios nacionais não se limitam ao contexto local, mas se estendem de maneira ampla e global, e nessa estatística está incluída a comunidade brasileira.
Recebemos diversas dúvidas, e há um aumento gradual nas consultas referentes ao assunto. A previdência social parece um bicho de sete cabeças, principalmente para os trabalhadores brasileiros que chegaram ao Japão na década de 1990, assim como eu. Nós, da NPO Sabja, estudamos muito sobre o assunto e as atualizações vigentes para oferecer um atendimento informativo de qualidade a todos.
Mas você sabia que existe um manual sobre esse tema? Chama-se “Nosso Futuro: Manual Básico de Previdência e Assistência Social no Japão”. Basta entrar no site do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio e clicar em “Previdência” — há uma aba onde o manual pode ser baixado gratuitamente (acesse aqui). Ele foi elaborado pelo Consulado em parceria com o Conselho de Cidadãos de Tóquio. Aliás, é muito bem feito e separado por tópicos, facilitando a busca por informações.
Aproveitando a visita à página do Consulado, há também vídeos informativos sobre a previdência, que explicam de forma lúdica e coesa dúvidas comuns sobre o tema. Os vídeos foram feitos pela NPO ABC Japan.
Como podemos perceber, o problema do envelhecimento é uma causa atual e pertinente, sobre a qual, há 30 anos, no início do Sabja, quase não se falava. Caso tenha dúvidas, não hesite em nos procurar.
Erika Tamura é diretora-presidente do Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão (NPO Sabja), que oferece atendimento geral e psicológico pelo telefone 050-6861-6400, das 10h às 16h, ou pelo e-mail nposabja@gmail.com.
Texto originalmente publicado na edição 605 da revista Alternativa.
Foto: iStockphoto
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE