Sistema de pedágio em vias expressas fica inoperante em 8 províncias do Japão
Um problema técnico travou o sistema eletrônico de cobrança de pedágio em algumas vias expressas em Tóquio e em outras sete províncias japonesas.
A companhia Central Nippon Expressway afirma que o problema começou na manhã de domingo (6).
Na manhã de segunda-feira (7), o sistema ainda estava inoperante em 108 pedágios em Tóquio e nas províncias de Kanagawa, Shizuoka, Yamanashi, Nagano, Aichi, Gifu e Mie.
Em coletiva de imprensa no domingo, a companhia que administra a via expressa pediu desculpas pelo transtorno, dizendo que uma atualização do sistema, iniciada no dia anterior, pode ter causado a falha.
A operadora passou a permitir que, por ora, motoristas passem pelos portões de pedágio sem pagar, mas pede que a taxa seja paga por meio de um código QR em seu site.
A operadora diz que nunca havia tido um problema dessa magnitude. Ainda não se sabe quando o sistema voltará a funcionar.
O sistema eletrônico de cobrança de pedágio foi lançado em todo o país em 2001, após testes.
O Ministério dos Transportes afirma que o número de usuários do sistema de cobrança eletrônica em pedágios aumentou de forma constante ao longo dos anos, atingindo cerca de 95% dos carros que circulavam em vias expressas em janeiro de 2025.
FONTE: NHK PORTUGUES