GeralNotícias

Saques bancários suspensos das contas dos estrangeiros em situação ilegal

Os bancos japoneses começaram a suspender saques de contas dos estrangeiros cujo período de permanência expirou, informou a Agência de Serviços Financeiros, em uma entrevista ao Tokyo Shimbun, na terça-feira (8).

A agência não revelou os nomes das instituições financeiras, mas a Kyodo News informou no mesmo dia que pelo menos o Mitsubishi UFJ Bank e o Mizuho Bank já iniciaram essa suspensão. 

O pedido para essa medida de suspender os saques foi feito pela Agência Nacional de Polícia (NPA), depois que ocorreram casos em que as contas bancárias foram transferidas ilegalmente por residentes estrangeiros para serem usadas em esquemas de fraude especializada. Espera-se que cada instituição comece a introduzir essa suspensão, depois de passar por modificação no sistema.  

As instituições financeiras exigem notificação ao estender o período de estadia devido a mudanças no visto (status de residência), mas esse procedimento não foi totalmente implementado para os clientes estrangeiros. Pode haver casos em que os estrangeiros com visto expirado ou válido que continuem residindo no Japão sem ter feito a alteração no cadastro, então no começo pode acontecer uma confusão.

As “Medidas Abrangentes para Proteger o Público contra Fraudes” decididas pelo governo em junho do ano passado estabeleceram claramente uma política para fortalecer a gestão de contas com base no período de permanência, e a NPA, em consulta com a Agência de Serviços Financeiros e a Agência de Serviços de Imigração, emitiu um aviso aos bancos solicitando que tomassem medidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *