Vereador Dr. Elio Ajeka propõe intensificação das ações para Marília conquistar certificação no Programa Município VerdeAzul
Na próxima sessão da Câmara Municipal, que acontece no dia 7 de abril, será votado o Requerimento nº 609, de autoria do vereador Dr. Elio Ajeka, que solicita ao prefeito Vinícius Camarinha informações sobre as ações em andamento e novas estratégias para garantir que Marília alcance a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA).
O programa, criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, avalia a gestão ambiental dos municípios por meio de 10 diretivas, como esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana e educação ambiental. No ranking de 2022/2023, Marília somou 71 pontos, ficando na 28ª colocação, muito próxima da certificação, que exige 75 pontos ou mais.
Segundo o vereador, a nova gestão municipal tem demonstrado foco na eficiência da gestão ambiental, e a certificação no PMVA traria reconhecimento e benefícios, como prioridade na captação de recursos junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), fortalecendo ainda mais as iniciativas sustentáveis da cidade.
“Marília já avançou na gestão ambiental, mas precisamos intensificar as ações para garantir essa certificação, que trará benefícios tanto ecológicos quanto econômicos para a população”, destacou Dr. Elio Ajeka.
Caso aprovado, o requerimento ajudará a impulsionar políticas ambientais mais eficazes no município, garantindo um avanço significativo na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida dos marilienses.