Janela Para o JapãoNotícias

Governo japonês estuda dar ajuda de ¥50 mil para toda a população, diz jornal

O governo japonês e os partidos aliados iniciaram discussões para implementar um auxílio financeiro emergencial à população como parte de um pacote econômico, informou o jornal Asahi na quarta-feira (9).

A medida leva em consideração o aumento no custo de vida e os impactos das tarifas impostas a dezenas de países pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Está sendo considerada a proposta de pagar 50 mil ienes por pessoa, para toda a população, incluindo estrangeiros residentes no país, sem impor restrições de renda.

Para garantir os recursos necessários, o governo planeja elaborar um orçamento suplementar para o ano fiscal atual e buscar sua aprovação ainda no primeiro semestre.

O primeiro-ministro Shigeru Ishiba tem classificado as tarifas norte-americanas mais duras do que o esperado como uma “crise nacional”. Com a inflação persistente, ele concluiu que medidas rápidas são essenciais.

Diante desse cenário, o primeiro-ministro deve, em breve, instruir a formulação de um pacote de emergência a ser incluído no orçamento suplementar.

O jornal Yomiuri citou outros valores nesta quinta-feira (10). Dentro do Partido Liberal Democrata (PLD), discute-se uma ajuda entre 30 mil e 50 mil ienes por pessoa, enquanto no Komeito há membros que defendem até 100 mil ienes.

Apesar da pressão política, dentro do governo há vozes contrárias à proposta, alegando que o valor necessário é muito elevado e que o tempo para discutir o orçamento suplementar é curto.

Além disso, com a base governista em minoria, não há garantias de que a oposição apoiará a medida. Ainda assim, diante da proximidade das eleições parlamentares, há quem diga que “não fazer nada não é uma opção”.

O governo planeja observar atentamente os efeitos potenciais da medida e a opinião pública antes de tomar uma decisão final.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *