Japão deve reduzir preço da gasolina em ¥10 por litro antes das eleições parlamentares
O governo japonês e os partidos da base aliada estão em fase final de estudo para aplicar, a partir de junho, um novo modelo de subsídio para conter o preço da gasolina, como parte das medidas contra o aumento do custo de vida, informou a agência Kyodo.
A proposta principal é oferecer um desconto fixo de 10 ienes por litro, segundo fontes do governo.
Atualmente, o governo subsidia o preço de forma variável para manter a gasolina em torno de ¥185 por litro, independentemente do mercado. Com a mudança, essa meta de preço seria abolida, dando lugar a um sistema fixo de desconto.
Com base nos preços atuais, esse novo modelo poderia reduzir o valor ao consumidor em relação ao sistema em vigor, que depende de variações do mercado. No entanto, em caso de alta expressiva no preço do petróleo bruto, o impacto pode voltar a recair sobre os consumidores, já que o valor do subsídio seria fixo.
O objetivo da medida, além de conter os efeitos da inflação, é também reforçar o apoio ao consumidor às vésperas das eleições para a Câmara Alta do Parlamento neste verão. Diante da instabilidade econômica e de incertezas globais — incluindo o tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump —, o governo busca se posicionar com ações de apoio direto às famílias.
O financiamento da medida será feito com fundos já existentes, evitando o uso de verbas emergenciais. Ao adotar um valor fixo de subsídio, o governo também ganha previsibilidade nos gastos públicos.
Gasolina atinge o segundo maior preço desde 1990
Segundo o Centro de Informações sobre Petróleo, o preço médio nacional da gasolina comum (regular) subiu 1,40 ienes na semana encerrada na segunda-feira (7), alcançando 186,3 ienes por litro — o segundo valor mais alto desde o início da pesquisa em 1990, perdendo apenas para o pico registrado no início de setembro de 2023.
Atualmente, os subsídios do governo visam manter o preço em torno de 185 ienes. No entanto, devido à incorporação dos custos de aquisição do petróleo do mês anterior pelos distribuidores, o preço ultrapassou temporariamente esse patamar.
O centro responsável pela pesquisa prevê que esse aumento é pontual e que, na próxima semana, o mercado deverá apresentar pequenas variações de preço.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE