VariadosVariedades

Secretaria Municipal da Cidadania participa da 2ª Assembleia Geral do COEGEMAS/SP

Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social tem como tema o Novo Cadastro Único

A Prefeitura de Marília, representada pela secretária municipal da Cidadania, Sandra de Fátima Roim, participou da 2ª Assembleia Geral do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS/SP, que aconteceu em Campo Limpo Paulista/SP, nesta quinta-feira (10). A secretária foi acompanhada por coordenadora do Cadastro Único de Marília, Angela Maria Sulpicio Cruz, e pela Superintende de Gestão, Neide Brito de Moura Leatti.

O evento contou com a presença da Secretaria Nacional de Gestão do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e também da diretora da SAGICAD – Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Ieda Castro, que ministrou palestra sobre “O Novo Cadastro Único”.

Foram abordados e explicados os elementos essenciais na gestão do Cadastro Único; o papel do Cadastro Único na garantia da proteção social; a responsabilidade das gestões municipais e dos municípios do Cadastro Único; as principais características da nova plataforma de inclusão e atualização integrada com outras bases de dados; relatórios analíticos; capacitação online dos entrevistadores sociais e análise de risco.

A secretária Sandra Roim comentou sobre a importância de participar do evento e buscar mais conhecimento para aprimorar o Cadastro Único. “O Cadastro Único é a porta de entrada do acesso a programas e benefícios essenciais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, para famílias em situação de vulnerabilidade social. Esses programas podem ofertar melhorias significativas na vida daqueles que mais necessitam de nossa atenção. Por meio do CAD, conseguimos conhecer melhor a realidade das famílias, entender suas necessidades e, com isso, planejar ações mais eficazes, justas e humanas”.

“O novo Cadastro Único é uma plataforma que contém informações mais atualizadas e qualificadas que simplificam o processo de cadastramento das famílias, traz toda a integração com outras bases de dados do governo federal, o que agiliza na inserção das informações e a atualização dos dados das famílias”, esclareceu a técnica Angela Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *