Marília tem trabalho premiado em Congresso Estadual
Marília teve seu trabalho premiado durante o 38º Congresso do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo). O Município participou da 21ª Mostra de Experiências Exitosas com a integração entre a Maternidade Gota de Leite, o Banco de Leite Humano e a Atenção Básica no cuidado materno-infantil, atendendo o que preconiza a Rede Alyne (uma reestruturação da antiga Rede Cegonha).
Uma série de ações tem sido implantada desde 2024, através desta integração entre Gota, Banco de Leite e rede municipal de saúde. O trabalho propõe um avanço na humanização, na cooperação técnica entre os serviços e no fortalecimento do vínculo entre as mulheres e a maternidade.
A Mostra ocorreu durante o Congresso do Cosems, de 9 a 11 de abril, em Santos, e atingiu recorde histórico de participação, com 2.141 trabalhos inscritos, envolvendo 148 municípios do Estado de São Paulo. A cerimônia premiou iniciativas inovadoras que contribuem para o fortalecimento do SUS nos municípios.
Entre 43 trabalhos selecionados pelo Cosems, Marília recebeu o credenciamento dos seus dois trabalhos para a Mostra Nacional do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde), em junho deste ano. O Município vai compor a representação do estado de São Paulo no evento.
“É um avanço significativo para Marília, do qual a Maternidade Gota de Leite se orgulha em fazer parte, tanto através das ações envolvendo a própria maternidade, quanto através da gestão de Recursos Humanos na Atenção Básica do Município (Saúde da Família). Quem ganha com esse empenho coletivo é a nossa população”, mencionou a presidente da Maternidade Gota de Leite de Marília, Virgínia Maria Pradella Balloni.
De Marília, foram premiados dois temas: “Integrando Banco de Leite Humano, Maternidade Gota de Leite e Rede Básica de Saúde na Rede Alyne (programa federal de redução da mortalidade materna e infantil no Brasil) juntamente com a segunda apresentação do Município: “Prevenção em movimento: Estratégias intersetoriais e comunitárias no combate à violência contra crianças e adolescentes em um território vulnerável”.
A cerimônia, em Santos, ainda premiou 15 experiências reconhecidas por seu caráter transformador e impacto significativo e entregou outras 15 menções honrosas a trabalhos de relevância.
Conheça algumas das ações implantadas dentro da Gota de Leite, em parceria com BLH:
– O acompanhante (à escolha das parturientes) permanece na internação até a alta da mãe;
– Substituição do berçário pelo alojamento conjunto (a mãe fica junto com seu bebê);
– Implantação de uma sala de apoio à amamentação;
– Educação permanente para as equipes da maternidade e da Atenção Básica (rede de Saúde);
– Visitas diárias de profissional do BLH aos leitos da maternidade, esclarecendo dúvidas, apoiando e encorajando as parturientes e familiares para o aleitamento materno;
– Visitas das gestantes à maternidade para se familiarizarem com o ambiente e conhecerem a equipe, sentindo-se mais seguras.