Ministro Alexandre Padilha visita Santa Casa de Marília e conhece nova Unidade de Radioterapia
O ministro da Saúde Alexandre Padilha visitou a Santa Casa de Marília neste dia 12 de abril e conheceu a nova Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”, inaugurada no último mês de fevereiro.
Alexandre Padilha chegou na Santa Casa de Marília e aplicou a vacina contra a gripe em colaboradora do hospital para promover a campanha de prevenção intensificada pelo Ministério da Saúde. Na sequência, o ministro da Saúde esteve reunido com a direção da unidade hospitalar, na sala de reuniões.

“Formalizamos outros pleitos de demandas existentes na Santa Casa de Marília, principalmente no que diz respeito à ampliação do atendimento na nossa Oncologia e na oportunidade, também entregamos a ele o Selo Amigo da Santa Casa. Acredito que o ministro Alexandre Padilha pôde ver a importância do nosso hospital no atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) em âmbito regional e temos certeza que continuaremos tendo este grande apoio do Governo Federal”, disse o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.

O ministro da Saúde conheceu as instalações do setor de Oncologia da Santa Casa de Marília e posteriormente, almoçou no refeitório da unidade hospitalar.
“Sabemos que existem alguns trâmites burocráticos para o início das atividades da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília e vamos agilizar este processo para que este importante serviço para a região de Marília esteja funcionando o mais rápido possível”, ressaltou Padilha, em entrevista coletiva realizada na Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”, novo espaço para o tratamento do câncer da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

Esta foi a terceira visita de um ministro da Saúde, nos últimos sete anos. Em fevereiro de 2018, o então chefe da Pasta do Governo Federal, Ricardo Barros, esteve no hospital para anunciar a inclusão da Santa Casa de Marília no PER/SUS (Plano de Expansão da Radioterapia do SUS) e em novembro de 2022, Marcelo Queiroga esteve na instituição para visitar as obras da Unidade de Radioterapia, que ainda estava em fase de construção do prédio.
A Unidade de Radioterapia “Milton Tédde” já se encontra em plenas condições de funcionamento. Equipe multiprofissional foi contratada e inclusive já participou de treinamentos para o início das atividades. O equipamento acelerador linear já passou por todos os testes e tem a aprovação do CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) para iniciar os procedimentos, além de autorização da Vigilância Sanitária.

Valor de teto de R$ 2.472.774,00 por ano, pelo SUS, para o funcionamento da unidade já foi credenciado e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, restando apenas a publicação do credenciamento do serviço de Radioterapia da Santa Casa de Marília, pelo Ministério da Saúde.