Satélite usado pela KDDI permitirá envio de SMS em montanhas e no mar
Graças a um satélite operado pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, os portadores de celulares KDDI no Japão podem usar o serviço de mensagens de texto curtos (SMS) mesmo estando em montanhas ou no oceano, desde que o céu esteja visível.
A operadora KDDI Corp informou que é a primeira vez que usuários individuais no país podem enviar e receber mensagens de texto por meio de comunicação direta entre satélite e smartphone, publicou o Asahi.
O recurso é chamado de “au Starlink Direct” e está disponível para assinantes do serviço de celular da empresa.
Em entrevista a jornalistas, o presidente da KDDI, Hiromichi Matsuda, afirmou que as comunicações de dados estarão disponíveis já no verão (no hemisfério norte), mas que ainda é necessário mais tempo para que as chamadas de voz possam ser feitas.
O serviço é gratuito, por enquanto.
Segundo Matsuda, cerca de 6 milhões de smartphones, dos 50 modelos Android e iPhone, são compatíveis com a novidade.
Conforme a operadora, além do SMS, o novo recurso permite o recebimento de alertas de terremotos e tsunamis, além de compartilhar dados com suas localizações atuais.
“Podemos oferecer a sensação de segurança (aos nossos clientes) de que eles podem estar conectados mesmo em tempos de desastres e outras emergências”, disse Matsuda.
O presidente da KDDI disse ainda que espera que a empresa ofereça o serviço também fora do Japão.
Outro destaque dado por Matsuda, que assumiu o posto em 1º de abril, é que a KDDI se concentrará em negócios relacionados à inteligência artificial.
O plano da empresa é investir cerca de 30 bilhões de ienes em startups japonesas de inteligência artificial e outras áreas, bem como em fundos de capital de risco no exterior.
Foto: iStockphoto