GeralMarília

Vereador Delegado Wilson Damasceno quer mutirão de castração animal em Marília

Requerimento do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL), que será votado na sessão ordinária da Câmara de Marília do próximo dia 14, solicita a realização de um mutirão de castração animal pela prefeitura. Segundo o parlamentar, o número de cães e gatos abandonados tem aumentado significativamente nos centros urbanos, o que exige ações imediatas do Poder Público.

“Há a necessidade de reduzirmos o número de animais errantes na cidade. Hoje, eles acabam sendo castrados graças ao amparo de protetoras dedicadas, que não medem esforços e dispõem de recursos financeiros próprios, e às doações voluntárias da comunidade. Esses animais abandonados nas vias públicas são vítimas de maus-tratos, acabam se machucando, podem transmitir doenças, alguma zoonose, provocarem acidentes de trânsito e até atacarem as pessoas. É uma situação de risco tanto para os seres humanos quanto para os próprios animais”, destaca o vereador.

Damasceno ressalta que, além do mutirão, é preciso a implantação de um programa permanente de castração de cães e gatos no município. Ele aponta os benefícios do procedimento para os animais, como controle da população e de doenças, redução de maus-tratos e de atropelamentos e de fugas de cães e gatos para reprodução.

“A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública tem realizado um trabalho maravilhoso de orientação feito pela equipe veterinária. As campanhas de adoção têm ocorrido também, mas nem sempre têm efeitos na diminuição de cães e gatos nas ruas, provocando riscos à saúde pública. O mutirão será um importante incremento no Programa de Castração de Cães e Gatos, com procedimentos gratuitos em apoio a proprietários e tutores previamente cadastrados. As cirurgias beneficiam de modo extraordinário a população mais carente que não tem condições financeiras para custear a castração e a realização de uma ação permanente certamente proporcionará significativo apoio às instituições protetoras de animais”, conclui o vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *