Esportes

Meeting Paralímpico de SC tem vice-campeão Mundial vencedor em disputa apertada na prova dos 100m

O Meeting Paralímpico de Florianópolis chegou ao fim neste domingo, 13, após reunir 590 esportistas de alto rendimento e jovens promessas no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, em disputas que começaram no sábado, 12. Um dos destaques da última manhã do evento foi a prova dos 100m da classe T47 (limitações em membros superiores), que teve como atração um duelo vencido por cerca de um décimo de diferença na prova dos 100m, entre os catarinenses José Alexandre da Costa, medalhista de prata nesta distância no Mundial de Paris 2023, e Matheus do Amaral, ambos de 21 anos.

A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com a participação de 590 atletas em três modalidades neste fim de semana, nos dias 12 e 13. Dos inscritos, 454 estiveram no atletismo, 115 na natação e 27 na bocha. As provas foram válidas tanto para o alto rendimento quanto para as Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, das Paralimpíadas Universitárias e dos Intercentros (disputa entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos).

A vitória de José Alexandre, do clube Apesblu, foi conquistada com tempo de 11s09. Matheus, que chegou a cair no final da prova buscando aproximação, terminou com 11s20.

Segundo colocado na pista, Matheus contou que compete ao lado de José Alexandre desde 2017, quando ambos começavam no esporte. O atleta, morador da cidade de Balneário Camboriú, disse gostar de estar em uma classe com adversários fortes, incluindo também o paraibano Petrúcio Ferreira, tricampeão paralímpico e recordista mundial na distância. “Eu acho demais estar competindo em uma classe tão forte, que sempre me desafia. Se fosse fácil, talvez eu não estivesse aqui. Quanto mais difícil alcançar meus adversários, mais eu tenho que me dedicar”, afirmou o atleta.

Matheus, que representou a Univali Itajaí nas Paralimpíadas Universitárias neste domingo, já fez parte de semanas de treinamento para a Seleção Brasileira de jovens e contou esperar conseguir um dia ainda representar o Brasil internacionalmente. “Sonho em um dia também representar nosso Brasil. Acredito que deste ano em diante posso conseguir, apesar de ter uma rotina pesada, com treino, trabalho e estudo na faculdade de fisioterapia”, disse.

O desejo de Matheus é incentivado pelo adversário e amigo. “É muito bom ter mais atletas fortes. Temos uma rivalidade boa dentro da pista, mas fora dela somos amigos, trocamos ideias e nos respeitamos muito. Fico muito feliz de incentivar a galera da nossa classe no meu estado. Como nós começamos quase juntos, eu pegar Seleção vira um incentivo para ele buscar cada vez mais. E, se tenho certeza de que um dia vamos para os Jogos Paralímpicos juntos”, afirmou.

Para os dois atletas, eventos como o Meeting fortalecem o Movimento Paralímpico no estado. “São competições assim que fortalecem nossa confiança. Podemos correr forte aqui e saber que vamos chegar bem nas competições nacionais”, afirmou José Alexandre. 

Recuperação

Além da prova dos 100m do Meeting Paralímpico, José Alexandre também correu a distância dos 100m na véspera, também na UFSC, em prova válida pelo Desafio Brasil de Atletismo, organizado pelo CPB e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). 

O catarinense, que teve uma lesão na área posterior da coxa em 2024 responsável por afastá-lo da busca por vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024,  encerrou a prova em 10s96. Ele comemorou ter conseguido correr abaixo dos 11 segundos novamente. Em dezembro, no Campeonato Brasileiro disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ele terminou o percurso em 11s41, na quinta colocação.

“Para mim, foi muito importante competir no Meeting e no Desafio Brasil. Estar aqui e terminar a prova sem desconforto nenhum já é uma vitória. Sei que estou bem de saúde, forte e agora recuperei minha confiança, que eu tinha perdido depois da lesão. Voltar a correr depois de tanto tempo parece aprender a andar outra vez”, afirmou.

O Meeting Paralímpico é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É realizado desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que aconteciam desde 2005. Entre abril e agosto deste ano, o evento passará por todos os estados e pelo Distrito Federal. No último fim de semana, teve etapas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC).

Neste sábado, 12, o CPB também realizou uma etapa do Meeting em Porto Velho (RO), com disputas de atletismo e bocha. As próximas etapas do evento vão acontecer em Curitiba (PR) e Cuiabá (MT), no dia 3 de maio.

FONTE: https://cpb.org.br/noticias/meeting-paralimpico-de-sc-tem-vice-campeao-mundial-vencedor-em-disputa-apertada-na-prova-dos-100m/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *