EntretenimentoVariedades

Caoim promove Páscoa saudável para crianças

O Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) comemorou a Páscoa nesta terça-feira. As crianças inscritas no serviço foram recebidas com decoração e atividades alusivas à data, aprendendo a celebrar a ocasião sem exagerar no consumo dos chocolates.

A gestão do serviço é da Maternidade Gota de Leite, através da parceria com a Prefeitura. De acordo com a equipe multidisciplinar, composta por 11 profissionais, nenhum alimento é proibido. E criança deve aproveitar a Páscoa. O importante é encontrar o equilíbrio para comemorar sem se prejudicar.

“Essa equipe promove muitas ações preventivas, evitando a obesidade na fase adulta. O Caoim é um orgulho e esperamos crescer cada vez mais com o apoio da população, da Secretara Municipal da Saúde e do nosso prefeito”, enalteceu a presidente da Gota de Leite, Virgínia Balloni, que participou da tarde festiva de Páscoa.

Nesta terça (15) os atendidos e seus responsáveis foram convidados a refletir sobre o significado pascal e receberam orientações sobre a maneira saudável de degustar os chocolates. Depois, fizeram uma atividade lúdica de montar e colorir um marcador de livros com o tema da Páscoa, que levaram para casa de lembrança.

E para provar que diversão pode incluir gasto ao invés de ganho calórico, as atividades físicas foram praticadas em uma roda de música e em um circuito de obstáculos, com cama-elástica, cordas, túneis, entre outros. 

O lanche saudável, que sempre é servido após o atendimento, dessa vez teve chocolate: um copo de frutas coberto com ganache 50% cacau. De acordo com a recomendação da nutricionista, o ideal é sempre optar por chocolates com cacau a partir de 50% para que tenham menos gordura e açúcar.

“Isac veio para o Caoim há cinco anos, quando estávamos com algumas questões familiares. Aqui, nos tornamos mais unidos e meu filho perdeu peso e reconquistou a saúde”, disse a técnica de enfermagem, Verônica Brandi.

O serviço atende, hoje, gratuitamente, 130 crianças e adolescentes, de seis a 17 anos, encaminhadas pela rede de Saúde e de Educação, ou através de demanda espontânea. Os inscritos são acompanhados mensalmente, com atendimento individual e em grupo, intercaladamente.

Todos passam por profissionais de medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, educação física e nutrição. Nos meses de atendimento individual, eles recebem uma cesta de frutas para levar para casa. E nos meses de atendimento em grupo, aproveitam, juntos, um lanche saudável. Aos interessados, basta se dirigir à recepção do Caoim, na rua Nove de Julho, n. 395.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *