General de Brigada Sérgio Goya assume como diretor do Hospital Militar de São Paulo
A solenidade foi presidida pelo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército João Chalella Júnior, e contou com a presença do General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque, antigo Comandante do Exército, do Comandante Militar do Sudeste. General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, de antigos integrantes do Alto Comando do Exército e oficiais generais da ativa e da reserva, além das autoridades civis.
A cerimônia também contou com a presença de representantes da comunidade japonesa, entre eles a cônsul Adjunta do Japão em São Paulo, Chiho Komuro; o presidente da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, José Taniguti; o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil / Centro Cultural Okinawa do Brasil, Rui Chibana e o presidente da Associação Amigos da Liberdade, Yasuyuki Hirasaki, entre outros.
Ao final da solenidade, a tropa desfilou em continência ao novo Diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo.
Em seguida, os convidados participaram de uma recepção com direito ao tradicional ritual japonês do kagami biraki (quebra da tampa do barril de saquê).

Currículo – Primeiro general médico nikkei do Exército Brasileiro, Sergio Goya foi promovido ao posto de General de Brigada em 31 de março de 2022, quando assumiu o cargo de Subdiretor de Saúde do Exército Brasileiro.
Filho de Seiko Goya (in memorian) e Tomiko Goya, nasceu em 01 de abril de 1965 na cidade de Campo Grande (MS).
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1989, na cidade de Campo Grande (MS), com especialidade em Cirurgia Geral, o general Sergio Goya incorporou às fileiras do Exército como aspirante a oficial médico em 30 de janeiro de 1990, no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada, sediado na cidade de Amambai (MS). Casado com Sônia, tem três filhos: Sérgio, Francisco e Maria Fernanda.

(Aldo Shiguti)