Partidos cogitam mudar ajuda em dinheiro para pontos vinculados ao cartão My Number
Diante da alta no custo de vida, a coalizão governista do Japão, incluindo o Partido Liberal Democrata (PLD) e o Komeito, estão discutindo uma nova proposta de distribuição de auxílio financeiro à população. A ideia é utilizar o sistema MyNa Point, vinculado ao cartão My Number Card, como forma principal de pagamento, informaram os jornais Mainichi e Sankei.
Na terça-feira (16), os secretários-gerais dos dois partidos, Hiroshi Moriyama (PLD) e Makoto Nishida (Komeito), se reuniram em Tóquio para debater o formato da possível ajuda.
Segundo fontes do governo, foi proposta uma “modalidade híbrida”: quem possui o cartão My Number receberia o auxílio em forma de pontos digitais para compras com prazo de validade, para incentivar o consumo imediato. Já aqueles que não possuem o cartão poderiam receber o benefício em dinheiro.
O uso do MyNa Point como ferramenta para estimular o consumo já foi adotado anteriormente em duas fases entre 2020 e 2023, como parte dos esforços para popularizar o cartão My Number e promover o uso de pagamentos digitais no país.
Na fase mais recente, encerrada em setembro de 2023, os cidadãos que vinculassem o cartão à conta bancária para recebimento de benefícios públicos ou à função de seguro de saúde receberam até 20 mil ienes em pontos, utilizáveis em compras através de aplicativos de celular como o PayPay.
Apesar das discussões, a decisão final sobre a realização do novo auxílio ainda não foi tomada, segundo lideranças do PLD. Um dos desafios é o receio de que a distribuição em dinheiro seja desviada para poupança, o que reduziria o impacto na economia.
Por isso, o uso de pontos com prazo de validade surge como alternativa para garantir que o recurso seja gasto no curto prazo.
Foto: iStockphoto
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE