Casa comunitária em Wajima oferece suporte a deslocados pelo terremoto de Noto
Uma casa comunitária foi inaugurada domingo na cidade de Wajima, da província de Ishikawa, em suporte a pessoas que passaram a viver em habitações temporárias depois que a própria moradia foi destruída ou danificada pelo terremoto ocorrido no ano passado na Península de Noto, da região central do Japão.
O prédio térreo de madeira, localizado na área habitacional temporária da cidade, dispõe de sala de jantar com cerca de 40 lugares e banho público.
Sobreviventes do terremoto podem obter ali orientação de assistentes sociais e de outros profissionais sobre cuidados do dia a dia e necessidades do cotidiano.
O local também será usado como base para atividades de vigilância da área habitacional.
A casa comunitária foi construída por instituições de assistência social e de outros ramos com subsídio do governo provincial.
Na cerimônia de inauguração, o prefeito de Wajima destacou a necessidade de instalações onde os deslocados pelo desastre sejam capazes de recuperar a própria energia. Sakaguchi Shigeru acrescentou que a prefeitura prestará assistência na obtenção de moradias uma vez encerrada a permanência em habitações temporárias.
Uma idosa, que reside sozinha na área, afirmou que as instalações são ótimas por permitir que ela interaja com outras pessoas da comunidade.
O diretor da instituição de assistência social responsável ressaltou que a casa comunitária oferece aos residentes temporários a oportunidade de se encontrar com frequência. Oya Ryosei explicou que a casa pode responder às necessidades médicas e de bem-estar, sempre que necessário.
A instituição planeja construir instalações similares em outras áreas da cidade.