Moradores reclamam de turistas que invadem quintais próximos a famoso parque no Japão
A clássica combinação de cerejeiras com o Monte Fuji ao fundo é um dos cenários mais procurados no Japão. Com a chegada da primavera, turistas — em sua maioria estrangeiros — estão lotando pontos famosos em Yamanashi, gerando filas, engarrafamentos e até problemas com moradores, segundo uma reportagem exibida pela TV Asahi neste domingo (20).
O ponto mais procurado é o Parque Arakurayama Sengen, na cidade de Fujiyoshida. O local é famoso por reunir três símbolos icônicos do Japão em um só enquadramento: o Monte Fuji, uma tradicional pagode vermelha de cinco andares e cerejeiras em flor.
No sábado (19), o mirante com a melhor vista registrou fila com espera de até uma hora.
“Estava incrível, mas desisti porque a fila para o mirante não parava de crescer. Parecia que mais de 90% eram estrangeiros”, disse um visitante.
Um turista brasileiro expressou sua emoção: “A composição é perfeita — o Fuji e a pagode no centro e as cerejeiras ao lado. O fato de estarem sobrepostos, não separados, torna a cena especial. Isso vai direto para uma moldura.”
Moradores relatam problemas
O sucesso do local trouxe também desafios para os moradores. No ano passado, o parque recebeu cerca de 1,5 milhão de visitantes — número recorde. O aumento repentino do turismo levou a engarrafamentos, escassez de banheiros públicos e invasões a propriedades privadas.
“Tem muita gente pedindo para usar o banheiro. Acho que há poucos banheiros para o número de turistas. Este ano está fora do normal”, disse um morador.
“As ruas aqui são estreitas e os carros são grandes. É difícil de manobrar. A gente está com pressa e os turistas andam devagar, aí começa a irritar.”
Além disso, há casos frequentes de turistas entrando nos quintais das casas sem permissão para fotografar cerejeiras particulares ou tirar fotos das casas.
“No inverno, já teve turista que entrou fumando. Agora, com as cerejeiras do jardim floridas, invadem para tirar fotos ou ver as plantas. Alguns tiram foto da casa como se fosse um ponto turístico. Dá medo”, relatou uma moradora.
Foto: PhotoAC
Parque Arakurayama Sengen, na cidade de Fujiyoshida