GeralMarília Política

Vereador Danilo da Saúde pede aumento de vagas no Centro Dia do Idoso

O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), solicita ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), após consultar a Secretaria Municipal da Cidadania, informações sobre a possibilidade de aumentar o número de vagas nas unidades do Centro Dia do Idoso. O pedido está em requerimento que será votado na próxima sessão ordinária do Legislativo, que ocorre no dia 22, a partir das 17h, em razão do feriado de Tiradentes, lembrado na segunda-feira (21).

No requerimento, Danilo da Saúde ressalta que o Centro Dia é um equipamento público importante na proteção e acolhimento dos idosos, permitindo que eles sejam atendidos por uma equipe preparada sem perderem os vínculos familiares. “Este é um programa iniciado no ano de 2013, na gestão anterior do prefeito Vinicius Camarinha. Temos conhecimento dos cuidados e dos esforços que a atual administração municipal tem realizado para melhorar as políticas em assistência e saúde, mas até que consigamos novas unidades do Centro Dia, o aumento de vagas nos que já temos é de grande importância”.

O presidente da Casa de Leis ainda destaca que têm sido frequentes as solicitações da população aos vereadores para a construção de mais unidades do programa. Além de oferecer atendimento especializado às pessoas idosas, o Centro Dia assiste aquelas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. “O principal objetivo dessas unidades é procurar evitar o isolamento social dos atendidos, assim como o abandono. São pessoas que têm necessidade de acolhimento e as equipes do Centro Dia, que são multidisciplinares, compartilham com os cuidadores das famílias a assistência que elas precisam no dia a dia. Com o apoio recebido nestas unidades, torna-se mais fácil a inclusão e a participação social do nosso público da melhor idade”.

O QUE É /O Centro Dia é um espaço de acolhimento, proteção e convivência de idosos semi-dependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar.

Foto: Wilson Ruiz

Legenda: Presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, pede à prefeitura aumento de vagas em unidades voltadas aos idosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *