‘Vereador’ japonês recém-eleito é preso por suborno a cabos eleitorais
Um membro do conselho municipal, equivalente a um vereador no Brasil, 46 anos, que concorreu e foi eleito em janeiro deste ano, na cidade de Toda (Saitama), foi preso por suspeita de suborno.
Ele teria infringido a Lei de Eleições para Cargos Públicos, por subornar dois cabos eleitorais que distribuíram panfletos.
O suspeito, 渡邉塁, 46 anos, teve que permitir que a polícia fizesse buscas no seu gabinete, na noite de domingo (20).
De acordo com a polícia, o ‘vereador’ suspeito, teria pago 35 mil ienes em dinheiro para cada um dos dois cabos eleitorais que distribuíram panfletos na rua quando ele concorreu à eleição para o Conselho Municipal de Toda em janeiro deste ano.
O legislador empossado conhecia esses cabos eleitorais e, por isso, pediu ajuda antes das eleições com a promessa de pagamento depois de eleito. A polícia verificou que ele entregou o dinheiro pessoalmente em frente à Estação JR Toda.
Depois de questionar os cabos eleitorais e examinar as imagens das câmeras de segurança a polícia confirmou o envolvimento do vereador.
Ele foi eleito com 1.392 votos, pela primeira vez, sem partido, e ficou em 11.º lugar dos 25 assentos no conselho municipal.
“Falarei somente depois que meu advogado chegar”, disse o político na delegacia.
A polícia está investigando os detalhes desses supostos subornos.
FONTE: PORTAL MIE