Saúde

Santa Casa de Marília celebra 96 anos com programação especial e inaugurações

Prédios da Unidade de Fisioterapia e do Centro de Acolhimento de Pacientes terão placas descerradas neste mês de aniversário

A Santa Casa de Marília celebra 96 anos de fundação neste dia 22 de abril com programação especial e inaugurações até o final do mês. O hospital que nasceu com a cidade comemora esta data tão especial da maneira como deveria ser: ao lado da comunidade.

Referência de assistência em saúde para os 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde), a Santa Casa de Marília realiza mais de 70% de seus procedimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O nosso hospital vive uma constante evolução e isso só acontece por conta do grande trabalho desenvolvido pelos nossos funcionários, corpo clínico e corpo diretivo, que não medem esforços para prestar serviços de qualidade à população. É como sempre digo: a Santa Casa de Marília não tem dono e com o apoio da comunidade continuamos a passos largos nesta trajetória de quase um século valorizando a vida e cuidando de você”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

O provedor Norival Carneiro Rodrigues


O superintendente do hospital, Márcio Mielo, ressaltou que a instituição vive um novo momento, com muitas construções, reformas e expansão no atendimento aos pacientes de Marília e região. “Este ano inauguramos nossa Unidade de Radioterapia e mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após assumirmos o serviço de neurocirurgia em âmbito regional. Em breve também terá início o funcionamento de mais quatro salas cirúrgicas, além de leitos de recuperação anestésica. Tudo isso consta em nosso Planejamento Estratégico, desenvolvido para que a Santa Casa de Marília possa ter estas mudanças implementadas de forma sustentável e que contemple as necessidades da nossa população”.


O superintendente Márcio Mielo

Nova Unidade de Radioterapia


UTI Adulto III


Avanços

A Santa Casa se solidificou ao longo dos anos como um dos mais importantes equipamentos de atendimento em saúde da Região Centro-Oeste Paulista, especialmente nas demandas de alta complexidade.

Uma expansão importante ocorreu na oncologia, destacando-se a contratação de novos cirurgiões nas especialidades de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, neuro-oncologia, uro-oncologia e cirurgia oncológica, permitindo uma a ampliação da capacidade cirúrgica operacional do hospital. 

A área assistencial também teve outros avanços importantes: a organização da equipe multidisciplinar de cuidados paliativos; a contratação de cardiologistas clínicos para trabalho presencial por 8 horas por dia para atendimento de demanda de enfermaria e de pronto atendimento; cuidado médico horizontal na especialidade de ortopedia com um modelo de abordagem integrada e contínua no tratamento dos pacientes da especialidade, desde a admissão até a alta. 

Outros procedimentos de alta complexidade também ganharam ainda mais notoriedade, com destaque para a TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation) pelo serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília. Trata-se de procedimento minimamente invasivo que substitui a válvula aórtica por uma nova válvula em alternativa à cirurgia cardíaca aberta. O serviço de hemodinâmica passou por nova avaliação do IQG (Instituto Qualisa de Gestão) e foi contemplado com o selo diamante de qualidade. 

Programação de aniversário

Fazendo parte da programação de aniversário da Santa Casa de Marília, neste dia 23 de abril (quarta-feira) acontecem duas inaugurações, em solenidade com início previsto para as 10h. 

Em espaço anexo ao Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” será descerrada a placa da moderna e ampla Unidade de Fisioterapia. O local foi construído seguindo as normas de acessibilidade, é todo climatizado e conta com equipamentos específicos para a reabilitação de pacientes provenientes, principalmente, da Ortopedia. 

Nova Unidade de Fisioterapia

E ao lado da nova Fisioterapia, outro prédio foi construído para atender pacientes da região de Marília que aguardam pelo retorno às suas cidades de origem com o transporte público: o Centro de Acolhimento de Pacientes. A nova unidade vai funcionar durante o dia, com entrada pela rua Júlio Mesquita, vizinha do GACCH (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias). No local, serão servidos água, café e disponibilizadas cadeiras para acolher, sobretudo os pacientes que passam pelos ambulatórios e em serviços da Santa Casa de Marília, como a hemodiálise, por exemplo.

Centro de Acolhimento de Pacientes


No dia 24 de abril (quinta-feira), às 10h, também será inaugurado o Centro Odontológico “Cláudio Maldonado Pastori”, em homenagem ao cirurgião-dentista que por muitos anos foi o responsável pelo setor Bucomaxilofacial da Santa Casa de Marília e que faleceu em novembro do ano passado, de forma precoce, aos 59 anos de idade.

E no dia 29 de abril (terça-feira), também às 10h, é a vez de comemorar os 96 anos da Santa Casa de Marília junto com os funcionários e com a comunidade. Bolo de aniversário e refrigerante serão oferecidos no estacionamento da unidade hospitalar filantrópica mariliense, com direito a registro fotográfico na escadaria do setor de internação do prédio do hospital fundado em 1929 por Bento de Abreu Sampaio Vidal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *