Poeira amarela pode voltar a incomodar metade do Japão
O fenômeno da poeira amarela ou poeira asiática, causado pela movimentação da areia e pó do Deserto de Gobi e outras áreas da China, costuma chegar ao Japão, trazida pelo vento.
Isso causa transtornos no trânsito, dependendo da concentração, mas também impacta a saúde e incomoda pela sujeira nas superfícies, como o lado externo da casa ou do apartamento, bem como o carro.
Na imagem de monitoramento da poeira amarela, na quinta-feira (24), que ainda está cobrindo a China, observa-se que pode chegar ao Japão de novo, por causa dos ventos.
Como uma área de alta pressão deve se mover para o leste na noite desse dia, cobrindo uma parte da região San’in (Shimane e Tottori).
No dia seguinte, sexta-feira (25), deverá incomodar uma parte das regiões Kyushu e Chugoku.
No entanto, a previsão indica que no sábado (26), a partir da 0h deverá cobrir quase a metade do arquipélago principal, de Aichi a Kyushu.
Simulação da AMJ para a manhã de sábado
Além da poeira amarela, polens no ar
A recomendação é não deixar a roupa lavada estendida na área externa para evitar manchas e nova lavagem. Além disso, para quem é alérgico – polinose, asma ou outra doença respiratória – deve usar máscara para evitar piora dos sintomas.
E, por falar em polinose, a dispersão dos polens diminuiu bastante em grande parte do país, mas a área central (Tokai, Kansai e Hokuriku), ainda há províncias com níveis mais ou menos elevado, elevado e muito elevado, como em Gifu.
Veja a situação no mapa abaixo e cuide-se! Logo terminará essa temporada indesejada.
Caso queira acompanhar o movimento da “nuvem” de poeira amarela, pode conferir no site Tenki ou na página específica da AMJ. Vale lembrar que esta é uma previsão. Se houver mudança no sentido do vento, pode ser que a poeira amarela mude a rota.
Infográfico: Tenki
FONTE: PORTAL MIE