Boato infundado de ‘5 de julho tem previsão de desastre no Japão’
Um boato que se tornou viral nas redes sociais está causando um problema sério em relação aos visitantes do Japão, especialmente os de Hong Kong.
Os números de voos estão sendo afetados, em cidades japonesas como Tokushima, Sendai, Fukuoka, Sapporo, Nagoia e outras, com Hong Kong.
As companhias aéreas estão reduzindo os números de voos regulares que ligam diversas capitais a essa região autônoma.
No ano passado, mais de 2,68 milhões de turistas de Hong Kong visitaram o Japão, o que é equivalente a ⅓ da população, marcando um recorde.
“Um grande desastre ocorrerá no Japão em 5 de julho” é o motivo
5 de julho, sábado (PM)
O boato parece ter começado com um mangá japonês.
Os vídeos, que incluem afirmações como “tive um sonho em que o Japão foi atingido por um enorme tsunami“, foram divulgados por influenciadores no YouTube e estão se espalhando também em Hong Kong.
Esse boato não tem nenhuma base científica. A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) destacou que “com o conhecimento científico atual, não é possível prever o momento específico, a localização ou a escala de terremotos ou erupções“.
Em Hong Kong, recentemente, o desenho animado que se tornou a fonte do boato foi repetidamente apresentado em sites de notícias e outros meios de comunicação, e a estimativa revisada do país sobre os danos causados por um grande terremoto Nankai Trough, que foi divulgada em março deste ano, também foi amplamente divulgada.
Feng Shui e esse tipo de boato
Bússola do Feng Shui (PM)
O Feng Shui é uma maneira de julgar várias coisas com base no terreno e na direção, e está profundamente enraizado na vida cotidiana. No entanto, vários mestres têm pedido no YouTube e em outras plataformas que as pessoas evitem viajar, alertando que “um grande desastre ocorrerá no Japão“.
Nas redes sociais como Facebook e YouTube correm “informações” de que ocorrerá esse forte terremoto, disse um entrevistado.
Vídeos da mídia local e de um mestre de feng shui dizendo “é melhor não viajar para o Japão mesmo em abril” estão se tornando virais e, após o terremoto devastador no centro de Mianmar em março, também houve um aumento acentuado nos casos em que isso foi associado a um “profeta” tailandês.
Vídeos virais nas redes sociais de diversos países
Redes sociais no smartphone (PM)
“Nunca passamos por isso antes”, disse uma pessoa de uma agência de viagens de Hong Kong.
Uma análise da NHK sobre a distribuição de vídeos no YouTube descobriu que havia pelo menos 1,4 mil em japonês relacionados a “julho de 2025”, com um total de mais de 100 milhões de visualizações.
O número de vídeos começou a aumentar por volta de 2024 e disparou neste ano. Há também mais de 50 vídeos relacionados no TikTok, que foram vistos um total de mais de 40 milhões de vezes.
Esse boato, que não tem base científica, também se espalhou para outros países, como Taiwan. Mas, também em outros idiomas, como inglês, vietnamita e tailandês.
No verão passado, quando informações de emergência foram divulgadas sobre o grande terremoto Nankai Trough, informações falsas e infundadas alegando que “um grande sismo ocorreria em 14 de agosto de 2024” se espalharam no X, com a postagem sendo visualizada mais de 35 milhões de vezes.
FONTE: PORTAL MIE