Golden Week perde brilho no Japão com alta de preços, hotéis caros e inflação
O tradicional feriado da “Golden Week”, um dos períodos mais aguardados pelos trabalhadores japoneses e também pelos brasileiros residentes no Japão, começou em meio a um cenário econômico desfavorável que tem desestimulado as viagens domésticas, informa o Japan Times. Com a inflação em alta e o aumento expressivo no preço das hospedagens impulsionado pelo turismo estrangeiro recorde, muitos residentes do Japão decidiram ficar em casa.
A “Golden Week” representa uma rara chance para viajar dentro do país ou até mesmo para o exterior. Este ano, no entanto, o entusiasmo foi ofuscado pelo aumento dos custos com itens básicos como arroz, repolho e energia elétrica.
Desde 2022, o iene japonês perdeu cerca de um terço de seu valor, o que ajudou a atrair um número recorde de turistas estrangeiros fascinados pelas paisagens do Monte Fuji, pelos templos tradicionais e pela culinária local. Como consequência, a demanda por hospedagem disparou. Segundo o jornal Nikkei, o valor das diárias nas cinco principais cidades do país subiu cerca de 16% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Com os preços em alta, o desejo de viajar entre os japoneses diminuiu. “A principal razão parece ser a inflação, que reduziu a disposição das pessoas para gastar”, afirmou Atsushi Tanaka, professor de estudos de turismo da Universidade de Yamanashi. Ele destacou que, com o turismo internacional em alta, os hotéis não precisam reduzir suas tarifas, dificultando ainda mais o acesso dos japoneses às viagens internas.
Uma pesquisa da agência de turismo JTB revelou que apenas 20,9% dos entrevistados pretendem viajar durante a Golden Week, queda de 5,6 pontos percentuais em relação a 2024. Outro levantamento, realizado pela Intage, mostrou uma queda semelhante: apenas 13,6% planejam viagens domésticas, dois pontos a menos que no ano anterior.
Apesar da redução no número de viajantes, o orçamento médio para passeios durante o feriado subiu de US$192 para US$201, refletindo a resignação dos consumidores diante do aumento geral dos preços. “Isso mostra que as pessoas aceitaram que, este ano, tudo vai custar mais caro”, analisou Motohiro Shimogawara, da Intage.
O turismo internacional no Japão bateu recordes em 2024, com mais de 36,8 milhões de visitantes, superando os números pré-pandemia. O governo mira a meta ambiciosa de alcançar 60 milhões de turistas por ano até 2030. Contudo, o sucesso atrai críticas: cidades como Kyoto e regiões próximas ao Monte Fuji enfrentam crescente insatisfação da população local diante da superlotação, infrações de trânsito e comportamentos inadequados de alguns visitantes.
O feriado mais esperado do país, este ano, revelou um paradoxo: enquanto o Japão celebra a retomada do turismo internacional, sua própria população se vê limitada por um cenário econômico que torna o lazer cada vez mais inacessível.
Foto: iStock
FONTE; ATERNATIVA ON LINE