Janela Para o JapãoNotícias

Operadoras de hotéis de Tóquio são advertidas sobre preço e compartilhamento de informações

Um órgão antimonopólio do Japão advertiu 15 grandes operadoras hoteleiras de que sua prática de longa data de compartilhar informações internas, como preços de quartos, pode ser considerada uma fixação ilegal de preços sob um cartel, violando a Lei Antimonopólio.

A Comissão de Regulamentação do Comércio emitiu a advertência na quinta-feira para 15 operadoras de grandes hotéis, incluindo Hotel New Otani Tokyo, Imperial Hotel Tokyo e The Okura Tokyo.

Segundo a comissão, durante anos, seus representantes de vendas se revezaram na realização de reuniões mensais nas quais compartilhavam informações internas, como taxas de ocupação e tarifas médias de quartos, assim como planos futuros para definir diárias.

A comissão afirma que não houve ainda confirmação de casos em que os 15 hotéis aumentaram suas tarifas simultaneamente. No entanto, ela determinou que alguns desses estabelecimentos usaram as informações obtidas de outros hotéis como base para definir suas próprias tarifas.

O órgão emitiu uma advertência às operadoras hoteleiras, dizendo que sua prática de compartilhar informações pode levar a cartéis ilegais e à fixação injusta de preços.

As 15 operadoras afirmam ter parado de realizar reuniões de compartilhamento de informações no outono japonês de 2024.

Um funcionário da comissão declarou, em uma entrevista coletiva na quinta-feira, que o setor hoteleiro deve reconhecer a gravidade do problema, no qual alguns dos melhores e principais hotéis de Tóquio se envolveram no ato de compartilhar informações, que pode estar violando a Lei Antimonopólio.

Em resposta, as operadoras do Hotel New Otani Tokyo e do Imperial Hotel Tokyo citaram que irão lidar de maneira franca com a advertência, e que vão intensificar os esforços para respeitar a lei.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *