Prorrogadas até 15 de maio as inscrições da 3ª Restaura Natureza
Nova chance para estudantes e professores se cadastrarem na olimpíada do WWF-Brasil; o grande vencedor viajará para o Instituto Terra, em MG, fundado por Lélia e Sebastião Salgado
Foram prorrogadas as inscrições para a 3ª Restaura Natureza, a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil: até 23h59 de 15 de maio será possível se cadastrar no site restauranatureza.org.br.
A competição colaborativa estimula estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar a agirem em momento de emergência climática e perda de biodiversidade, com aplicação do aprendizado teórico em ações práticas. Podem participar estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A olimpíada é composta por duas fases simultânea: a Fase Online, que apresenta 10 Temas Formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos teóricos individualmente nos quizzes, e a Fase Prática, realizada em grupo, em que as crianças e adolescentes desenvolvem, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, incidência política, campanhas de engajamento ou qualquer ação que promova a restauração dos ecossistemas.
Assim que realizar o cadastro, o estudante pode começar a realizar os quizzes da Fase Online sobre os Temas Formativos como Escassez Hídrica e Segurança Alimentar para acumular pontos. É possível se cadastrar como “visitante”, caso não preencha os critérios de participante, para se desafiar nos quizzes, mas sem concorrer na olimpíada.
No término das inscrições, no dia 15 de maio, será encerrada a Fase Online e o acesso aos quizzes será bloqueado. Também foi prorrogado o prazo para envio dos relatos de ação da Fase Prática, em grupo, que será encerrada no dia 29/05. “Nestes últimos dias da Fase Prática, é recomendável aos grupos participantes que se dediquem ao relato da ação de restauração, pois é baseado nele que os grupos serão avaliados pela comissão técnica”, diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da associação Quero na Escola, organizadora da olimpíada.
A VIAGEM DOS CAMPEÕES
Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Comissão Julgadora e Voto Popular, que valem prêmios. O grupo que ganhar o 1º lugar na categoria Comissão Julgadora irá fazer uma viagem para Aimorés (MG) para conhecer o Instituto Terra. Fundado por Lélia e Sebastião Salgado, o instituto se dedica à recuperação da Mata Atlântica e ao desenvolvimento sustentável. “A viagem de premiação é um momento de celebração, mas também é mais uma oportunidade dos participantes vivenciarem na prática como ações de restauração podem ser transformadoras. O grande campeão da 3ª edição terá o privilégio de ver de perto um projeto notável, conhecido mundialmente por recuperar uma área degradada, devolvendo vegetação, águas e animais para uma bioma tão ameaçado e importante, que é a Mata Atlântica”, diz Veronica Maioli, especialista de Conservação do WWF-Brasil.
A 3ª edição da olimpíada está fortemente conectada à COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro no Brasil, em Belém (PA), e à 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Uma das sugestões de ação prática apresentada aos estudantes, por exemplo, é a criação e desenvolvimento de uma COP do Clima local, focada na discussão e busca de soluções para os desafios ambientais
A Restaura Natureza tem como embaixadores a professora e historiadora Keilla Vila Flor e o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Instituto Alana, por meio do programa Criativos da Escola. A empresa Aegea Saneamento é apoiadora da olimpíada.
Saiba mais sobre a Restaura Natureza no site oficial: www.restauranatureza.org.br e também no Instagram e no Tiktok
A competição colaborativa estimula estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar a agirem em momento de emergência climática e perda de biodiversidade
FONTE: WWF BASIL