Preços do arroz caem pela 1ª vez este ano no Japão, mas o cereal continua escasso
No Japão, o preço médio do arroz caiu pela primeira vez em 18 semanas.
O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca afirma que o preço de um saco de 5 kg foi de 4.214 ienes, ou cerca de 28,5 dólares, no período de sete dias contados até 4 de maio. Esse valor representa uma queda de 19 ienes em comparação ao período anterior, mas ainda corresponde praticamente ao dobro do preço de um ano atrás.
O Ministério da Agricultura afirma que os estoques de arroz mantidos por cooperativas agrícolas, atacadistas e outros diminuíram em mais de 300 mil toneladas em relação ao ano anterior. A quantidade vendida para supermercados e outros estabelecimentos comerciais também caiu em comparação de ano para ano.
Enquanto isso, dados do Ministério da Agricultura mostram que a quantidade de arroz vendida em supermercados em todo o país excedeu a do mesmo período do ano passado desde abril, indicando uma forte demanda apesar dos altos preços.
Um especialista diz que as pessoas parecem estar comprando mais arroz porque estão preocupadas com uma possível escassez. Ele diz que a melhor maneira de limitar os aumentos dos preços é que as pessoas façam compras normalmente e só comprem mais arroz quando o cereal estiver prestes a acabar.
FONTE; NHK PORTUGUES