Aeon venderá arroz cultivado na Califórnia em meio à escassez no Japão
A empresa gigante do varejo Aeon diz que começará a vender arroz da Califórnia para consumidores japoneses, que enfrentam altos preços e escassez do grão que é base da alimentação no Japão. Os preços do arroz nos supermercados do país dobraram em relação ao ano anterior.
A Aeon fez o anúncio na terça-feira na Embaixada dos EUA em Tóquio.
Funcionários informaram que começarão a ofertar a variedade, chamada Calrose, a partir de 6 de junho. As vendas estão programadas para terminar por volta do outono, quando o arroz recém-colhido cultivado no Japão chegar às prateleiras das lojas.
Um saco de 4 quilos de Calrose custará 2.894 ienes, por volta de 20 dólares, cerca de 10% a menos do que o arroz japonês.
A Aeon diz que adquirirá 14.000 toneladas depois de pagar uma tarifa.
O Japão importa uma certa quantidade de arroz sob o chamado sistema de “acesso mínimo”. As importações fora do programa estão sujeitas a tarifas de cerca de 2 dólares e 30 centavos por quilo.
O embaixador dos EUA no Japão, George Glass, disse: “O Japão é um país que leva seu arroz muito a sério e é provavelmente o consumidor mais exigente quando se trata de qualidade dos alimentos. Para a maior rede de supermercados do Japão, oferecer arroz Calrose 100% cultivado nos EUA em suas lojas em todo o país é realmente um momento histórico”.
Outra grande varejista, a Ito-Yokado, vendeu arroz californiano até o mês passado.
FONTE; NHK PORTUGUES