Ação de BCC e remoção de criadouros na área da USF Santa Antonieta II/Liliana visita 1.841 imóveis
Agentes de saúde e alunos da Veterinária da Unimar conseguiram acesso em 953 casas, sendo que 888 estavam fechadas
A ação de BCC (Boqueio e Controle de Criadouros), remoção manual de criadouros e tratamento focal, promovida pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e a Unimar (Universidade de Marília), por meio do curso de Medicina Veterinária, realizada no último sábado (17) pela manhã, na área da USF Santa Antonieta II/Liliana, visitou 1.841 imóveis.
Destes, 953 estavam abertos, representando 51,77%, e foram vistoriados pelos agentes de saúde e pelos alunos da disciplina de Zoonoses da Medicina Veterinária; sendo que 888 estavam fechados (48,23%).
Foi a segunda semana consecutiva que a ação foi realizada pela parceria Prefeitura e Unimar, sendo que na semana passada aconteceu na área da UBS Chico Mendes, nos bairros Firenze e Vila Maria, zona Oeste, com índice de 41,57% de casas abertas.
A ação do último sábado envolveu cerca de 80 pessoas, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, supervisores de saúde, motoristas e alunos da Veterinária da Unimar.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, disse que a ação superou a expectativa. “Conseguimos aumentar em 10% o número de casas visitadas, comparando-se as ações dos dias 10 e 17. Agradeço aos moradores que permitiram o acesso às casas e à Unimar por mais essa parceria no combate à dengue em nossa cidade. E vamos continuar fazendo a nossa parte, solicitando que a população também faça a sua, que é vistoriar os seus quintais uma vez por semana, eliminando os recipientes que acumulem água.”
Estiveram presentes ainda a superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Roberta Cardozo Flores; a supervisora da Divisão de Zoonoses, Adriana Antônia Dadalto Mariano; e os supervisores de saúde Meire Elen, João Antônio, Dulcineia, João Felipe e Valdeir; além da professora de Zoonoses da Medicina Veterinária da Unimar, Laine Andreotti.