GeralMundo

Gaza: Caminhões de ajuda humanitária ainda aguardam sinal verde israelense dentro do enclave

Veículos atravessaram a fronteira no início da semana, mas esperam novas autorizações para avançar dentro do local; agências da ONU alertam que estoques alimentares estão quase no fim e que famílias estão à beira da fome.  

Profissionais humanitários da ONU declararam na quarta-feira que ainda estão esperando a permissão de Israel para distribuir a carga de cinco caminhões de ajuda humanitária. Os veículos foram autorizados a entrar no local no início da semana, após um bloqueio de quase três meses.

Dezenas de caminhões adicionais entraram na terça-feira pela passagem de Kerem Shalom, onde aguardam novas autorizações israelenses antes de avançar para dentro de Gaza.

Corrida contra o tempo para impedir a fome

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, anunciou que seus estoques de nutrientes para evitar o aumento da desnutrição “estão quase no fim”.

Já o Programa Mundial de Alimentos, WFP na sigla em inglês, afirmou que as famílias palestinas estão sendo levadas “à beira da fome” e que as condições “horríveis” no local estão colocando mais de 2 milhões de vidas em risco.

Segundo a agência, embora alguma ajuda esteja finalmente começando a chegar aos necessitados, o ritmo é “lento demais”. O WFP informou que mais de 130 mil toneladas métricas de alimentos estão pré-posicionadas nas travessias de fronteira para entrega imediata.

A agência está buscando todas as opções possíveis para garantir as permissões e autorizações que permitiriam a entrada de, no mínimo, 100 caminhões por dia em Gaza, com suprimentos alimentares emergenciais e outras formas de assistência.

Durante o cessar-fogo, o WFP facilitou a entrada diária de mais de 600 veículos, o que ajudou a conter a onda de fome. A agência afirma estar pronta para repetir o feito.

Uma família deslocada deixa a área oriental de Deir Al Balah depois que as autoridades israelenses emitiram uma ordem de evacuação para a área

Unfpa/Media Clinic

Uma família deslocada deixa a área oriental de Deir Al Balah depois que as autoridades israelenses emitiram uma ordem de evacuação para a área

Nova onda de deslocamentos

Centenas de famílias em várias partes do norte de Gaza continuam fugindo em direção à Cidade de Gaza, em meio a bombardeios contínuos de artilharia e ataques de aviões de guerra israelenses.

As pessoas estão reclamando da falta de meios de transporte para evacuação e deslocamento, devido à escassez de combustível. Algumas famílias utilizam carroças puxadas por animais.

A Organização Internacional para Migrações, OIM, informou em 19 de maio que mais de 97 mil pessoas foram deslocadas nos últimos quatro dias.

Na terça-feira, o exército israelense emitiu outra ordem de deslocamento, afetando 26 bairros no norte de Gaza, especificamente em Beit Lahiya e Jabalya.

A área afetada abrange cerca de 35km2 e representa 10% de toda a área da Faixa de Gaza. Parceiros humanitários da ONU estimam que, até o meio-dia de quarta-feira, horário local, mais de 41 mil pessoas foram deslocadas. 

FONTE: ONU NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *