VariadosVariedades

Assistência Social e Saúde fazem trabalho integrado no cuidado com a população em situação de rua

Mês da Luta Antimanicomial também é um momento muito importante para tratar de assuntos relacionados à saúde mental e o autocuidado.

As Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania e da Saúde realizaram uma ação integrada das duas pastas no Centro Pop, principal referência de atendimento a pessoas em situação de rua, na manhã do dia 21 de maio (quarta-feira), e promoveram evento voltado a estas pessoas em parceria com o CAPS-AD Girassol – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Consultório na Rua, alunos da Famema – Faculdade de Medicina de Marília e profissionais voluntários.

Com tema “Falar é proteger, cuidar de si também é resistência” houve palestra sobre autocuidado, dinâmica de grupo, roda de conversa sobre a importância do assunto saúde mental e ação social com a participação de podóloga e barbeiros.

A equipe do Consultório na Rua realizou a abertura do evento, enfatizando a importância do autocuidado para promoção da saúde mental. Em seguida, os profissionais do CAPS-AD (psicólogo Igor, assistente social Célia e artesão Wellington) desenvolveram um grupo, utilizando um jogo denominado “Qual é a droga?”, objetivando estimular reflexões acerca dos impactos que o uso de substâncias psicoativas acarreta no cotidiano, bem como estratégias de enfrentamento.

Os cabelereiros Everton Andrade e Kauãn Pedro Silva Vieira realizaram trinta cortes de cabelo e barba e a podóloga Ângela Cardoso realizou corte e higienização das unhas.

Para o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), cuidar das pessoas em situação de rua é um dos compromissos assumidos ainda durante a campanha eleitoral. Por diversas vezes ele esteve com pessoas em situação de rua, conheceu suas dificuldades e garantiu que seu governo daria prioridade a esse atendimento. “Não podemos deixar nossos irmãos desamparados, sem ter acesso aos serviços básicos, documentos e benefícios sociais”, ressaltou.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, enalteceu a parceria com a Saúde, destacando o quanto a união dos serviços é fundamental para assegurar o acesso desse público à saúde.

“Muitas dessas pessoas não têm conhecimento sobre informações de onde, porque, como ou quando devem procurar atendimento médico, se vacinar e cuidar de si. Para além disso, o Centro POP desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de problemas de saúde mental entre as pessoas em situação de rua, oferecendo um espaço de acolhimento, escuta e encaminhamento para a rede de saúde mental. A articulação entre o Centro POP, o CAPS e o Consultório na Rua é fundamental para garantir um atendimento integral e adequado às necessidades dessa população. Agradeço a todos os envolvidos na ação e, em especial à equipe do Centro POP que não mediu esforços para viabilizá-la”, destacou a secretária Hélide Parrera.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou que a parceria com a pasta da Assistência Social e Cidadania será muito positiva para as pessoas em situação de rua. “Essa parceria entre as secretarias municipais é de suma importância para um atendimento mais abrangente a todos os cidadãos, visando à melhora da qualidade de vida das pessoas. A Saúde está sempre aberta a ajudar e colocamos todos os nossos serviços à disposição.”

De acordo com a coordenadora do Centro POP, Patrícia Ernica Cerqueira Cesar, essas ações intersetoriais são muito importantes para atendimento das demandas existentes e levar conhecimento aos usuários. “Muitas das vezes os indivíduos que se encontram em situação de rua são vítimas constantes de preconceito, estamos aqui para tentar mudar a realidade dessas pessoas, oferecendo um serviço de qualidade”, afirmou a coordenadora do Centro POP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *