Danilo da Saúde solicita acesso a relatório sobre qualidade do transporte coletivo
O presidente da Câmara de Marília, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), apresentou requerimento em que solicita à Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) informações sobre o resultado das fiscalizações que a empresa mista tem feito nos veículos do transporte coletivo urbano.
Danilo da Saúde quer acesso aos relatórios das ações, já que tem recebido inúmeras queixas de usuários quanto à qualidade do serviço prestado pelas concessionárias. “Estamos recebendo diariamente inúmeras reclamações e denúncias que relatam a péssima qualidade do serviço de transporte público operado pelas empresas. Entre as queixas mais recorrentes estão o valor abusivo da tarifa, diminuição da frota em circulação, redução de linhas de parada para embarque e desembarque, superlotação de passageiros nos ônibus e falta de higienização”, destaca o presidente da Câmara.
No requerimento, Danilo da Saúde ainda pede que a Emdurb informe ao Legislativo quais as medidas estão sendo adotadas para sanar as irregularidades encontradas nas primeiras fiscalizações e noticiadas pelo município, como uma das empresas com veículo circulando com mais de 10 anos de fabricação, período acima do permitido no contrato de concessão.
“É importante que tenhamos essas informações para que possamos fiscalizar e cobrar melhorias na qualidade do serviço que é prestado ao usuário. As reclamações têm sido constantes e é preciso que algo seja feito de efetivo para que aqueles que dependem dos ônibus tenham à disposição um serviço eficiente e que atenda às suas necessidades”, diz o presidente da Câmara.
As concessionárias do transporte coletivo iniciaram as operações em Marília no ano de 2013, mas o contrato de concessão foi assinado em dezembro de 2011, com vigência de 15 anos. Desde maio do ano passado, a tarifa cobrada nos coletivos é de R$ 5,75.
O requerimento do presidente da Casa de Leis está na pauta da sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 26, com início às 17h.