Museu de Paleontologia apresenta balanço do primeiro quadrimestre
Mais de seis mil visitantes prestigiaram o espaço de janeiro a abril de 2025
Mantido pela Prefeitura de Marília, em parceria entre as Secretarias Municipais da Cultura e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Museu de Paleontologia de Marília foi inaugurado em 2004 e é um dos principais equipamentos culturais, turísticos e científicos da cidade. Seu objetivo é promover a pesquisa paleontológica, preservar e divulgar os achados junto à população e à comunidade científica e estimular a presença de visitantes, sendo um dos principais do Estado com essa temática.
De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, no primeiro quadrimestre de 2025 (janeiro a abril), o Museu recebeu cerca de seis mil visitantes, não apenas de Marília, mas também de muitas outras cidades do estado e do país. Além do riquíssimo acervo, o visitante tem contato com réplicas, um totem interativo e pode voltar há 70 milhões de anos com o uso dos óculos 3D, de realidade virtual.
Na última quarta-feira, 21 de maio, o Museu de Paleontologia de Marília recebeu, diretamente da Alemanha, um exemplar da renomada revista Nature, que publicou, em novembro de 2024, o artigo descritivo sobre a ave fóssil Navaornis – MPM 200.
A descoberta foi feita durante escavações realizadas na pedreira “William’s Quarry” do Sítio Paleontológico Prof. José Martin Suárez – Pepe, em Presidente Prudente, e o fóssil, com idade estimada entre 85 e 75 milhões de anos, seria, de acordo com pesquisadores dos Estados Unidos, Argentina e Brasil, um “elo” evolutivo, ou seja, compartilha características evolutivas entre a mais antiga ave fóssil conhecida, a Archaeopteryx, do Jurássico da Alemanha, e as aves modernas.
O nome da espécie é uma homenagem ao paleontólogo William Nava, que muito colabora, há anos, para o conhecimento da paleontologia, através de suas descobertas e pesquisas. “É a mais bem preservada ave fóssil do Cretáceo de todas as Américas contribuindo grandemente para a compreensão dos processos evolutivos que esse grupo de vertebrados passou, ao longo de milhões de anos”, completou Nava.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, parabeniza o trabalho de Nava e destaca a importância de estar na capa da revista Nature. “A Nature é uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo, conhecida por sua rigorosa revisão por pares e foco em pesquisas inovadoras, e a publicação do artigo corrobora com o trabalho sério do William e valoriza ainda mais a sua pesquisa, conferindo o reconhecimento internacional do Museu e contribuindo para o avanço do conhecimento”.
Localizado no Complexo Cultural Braz Alécio, que fica na avenida Sampaio Vidal, 245, Centro, o Museu de Paleontologia funciona de segunda-feira, das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.
Para agendamento de grupos, envie e-mail para paleo.adm@marilia.sp.gov.br.