Consumidores fazem fila para comprar “arroz de ¥2.000”; veja onde e quando encontrar o produto
Os supermercados estão impondo limite de um pacote de 5 quilos por família
Enquanto contratos diretos com grandes empresas para distribuição do arroz de reserva do governo avançam, muitos consumidores se perguntam: afinal, onde e quando será possível comprar o “arroz de 2.000 ienes”?
A rede de supermercados Aeon começou a vender o arroz neste domingo (1) em uma de suas lojas em Tóquio. Cada pacote de 5 kg custa 1.980 ienes (2.138 com impostos), e foram disponibilizadas 6.200 unidades. Antes mesmo da loja abrir, cerca de 850 pessoas já formavam fila, segundo o jornal Nihon Keizai.
O arroz da safra de 2022 começou a ser vendido em sacos simples com um selo indicando tratar-se de arroz de reserva governamental. Para evitar estoques excessivos por parte dos consumidores, a loja impôs o limite de uma unidade por família.
“Estou emocionado por ter conseguido comprar. Está mais barato do que o normal, o que é uma grande ajuda”, disse um homem que estava na fila desde a matrugada.
O Japão está vivendo atualmente a chamada “crise do arroz”. A demanda aumentou e os preços mais que dobraram em apenas um ano, com um pacote de 5 kg custando cerca de 4.300 ienes em média, segundo uma pesquisa semanal do governo. Para aliviar o bolso dos consumidores, o Ministério da Agricultura está liberando o arroz de seu estoque para casos de emergência, como terremotos, a preços mais baixos.

Onde e quando encontrar o arroz vendido diretamente a redes de supermercados pelo governo:
Don Quijote
A partir de 1º de junho (domingo):
- Tóquio: MEGA Don Quijote Omori Sanno (大森山王店), distrito de Ota
A partir de 4 de junho (quarta-feira):
- Tóquio: MEGA Don Quijote Narimasu (成増店), distrito de Itabashi
- Kanagawa: Don Quijote Futamatagawa (二俣川店), cidade de Yokohama
- Saitama: MEGA Don Quijote Misato (三郷店), cidade de Misato
A partir de 6 de junho (sexta-feira):
- Chiba: MEGA Don Quijote Yotsukaido (四街道店), cidade de Yotsukaido
A partir de 9 de junho:
- As vendas serão gradualmente expandidas para outras lojas Don Quijote, MEGA Don Quijote e Apita em todo o Japão.
Observações importantes:
- Limitado a 1 pacote por pessoa por semana.
- Necessário ser membro do aplicativo majica e apresentar o cupom digital de compra de arroz de reserva (備蓄米ご購入券).
- Pode haver sorteio ou limite por ordem de chegada em caso de alta demanda.
Supermercados Aeon
A partir de 1º de junho (domingo):
- Tóquio: AEON Style Shinagawa Seaside (イオンスタイル品川シーサイド), em Shinagawa
A partir de 2 de junho (segunda-feira):
- Chiba: AEON Style Makuhari Shintoshin (イオンスタイル幕張新都心), na cidade de Chiba
- Aichi: AEON Atsuta (イオン熱田店), na cidade de Nagoya
- Osaka: AEON Osaka Dome City (イオン大阪ドームシティ店), na cidade de Osaka
Depois de 3 de junho:
- As demais lojas AEON em todo o Japão iniciarão a venda gradualmente, com base na logística de abastecimento.
Informações adicionais:
- Preço: 1.980 ienes (sem imposto) / 2.138 ienes (com imposto)
- Limite: 1 unidade por família
Ito-Yokado
A partir de 31 de maio:
- Ito-Yokado Omori (イトーヨーカドー大森店), em Tóquio
A partir de 1º de junho (domingo):
- Todas as lojas Ito-Yokado e York no Japão, exceto nas regiões de Tokai (Aichi, Gifu e Mie) e Kansai (Osaka, Quioto, Hyogo e outras províncias)
Informações adicionais
- Preço: 2.000 ienes (sem impostos) / 2.160 ienes (com impostos)
- As vendas nas regiões de Tokai e Kansai começarão assim que a logística for estabelecida
- Limite: 1 pacote por família
Outras empresas
O arroz também foi adquirido por redes de supermercados como Yaoko e Mandai, além das drogarias OK e Gengy e do home center Cainz, entre outras empresas que devem anunciar em breve detalhes sobre as vendas do produto.
Fotos: Reprodução/FNN
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE