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Educadores da Rede Municipal participam do Curso Alfabetiza Juntos SP

Segundo encontro reuniu dezenas de coordenadores, docentes e diretores das unidades escolares

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – promoveu no último dia 28 de maio (quarta-feira), das 8h às 15 horas, na Unimar (Universidade de Marília), o 2º Encontro do Curso Alfabetiza Juntos SP.

O Curso – 1ª Edição/2025 – é uma iniciativa do Programa Alfabetiza Juntos SP, instituído pelo Decreto nº 68.335, de 20 de fevereiro de 2024. Em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP), Instituto Bem Comum, Instituto Natura, Fundação Lemann e Parceiros da Educação, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem promovido ações de formação continuada para profissionais de educação da rede estadual e das redes municipais de ensino.

O Curso é realizado uma vez por mês, com a participação de 1 professor, 1 coordenador e 1 diretor de cada unidade escolar. Os professores e coordenadores das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) replicarão a formação nas Horas de Estudo em Conjunto (HECs) para os demais educadores.

“O curso representa uma oportunidade valiosa para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Ele propõe reflexões críticas sobre o papel do docente alfabetizador, abordando práticas pedagógicas, intervenções e monitoramento da aprendizagem. Assim, o curso se desenvolverá na interface entre a gestão educacional e as práticas pedagógicas, buscando garantir o aprimoramento do desempenho dos estudantes no processo de alfabetização”, afirma a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.

Um dos objetivos do Curso é proporcionar aos professores alfabetizadores a oportunidade de formação continuada focada na construção de uma alfabetização integral, integrando leitura e escrita alfabética com o desenvolvimento de habilidades de leitura e práticas diversificadas de letramento.

“Além disso, busca mobilizar e aprofundar competências e habilidades necessárias aos professores alfabetizadores para oferecer intervenções intencionais e práticas pedagógicas qualitativas, considerando a diversidade da sala de aula e os indicadores de resultado de aprendizagem”, ressalta Cilmara Carreiro.

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