VariadosVariedades

Senac Marília recebe etapa regional do Festival Sabor de São Paulo

Evento gratuito e aberto ao público reúne gastronomia artesanal, pratos típicos da Rota Alto Cafezal, Cuesta e Coração Paulista, além de atrações musicais com ritmos regionais

O Senac Marília sedia, nos dias 11 e 12 de julho, a etapa regional do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, iniciativa que valoriza a gastronomia como um dos principais motores do turismo no estado. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o núcleo de inteligência em gastronomia Mundo Mesa e o Senac São Paulo, terá programação fechada para convidados e profissionais do setor na sexta-feira e, no sábado, será aberto ao público com entrada gratuita.

Esta etapa contempla três regiões turísticas: Alto Cafezal, Cuesta e Coração Paulista, que juntas reúnem produtores e empreendedores de nove municípios do interior. Os visitantes poderão conhecer e saborear cafés especiais, méis, queijos, cachaças, chocolates, geleias, sorvetes, empadas, acarajés, entre outros produtos que expressam a diversidade e a identidade culinária regional.

“Para nós, do Senac Marília, receber o Sabor de São Paulo é motivo de grande alegria, pois o evento evidencia a riqueza gastronômica e cultural da nossa região. Além de aproximar a comunidade dos produtores locais, a iniciativa incentiva o empreendedorismo, fomenta o turismo e reafirma nosso papel como instituição que apoia o desenvolvimento profissional e social das pessoas”, afirma Andreia Peretti Sangaletti, Gerente do Senac Marília.

A programação tem início na sexta-feira, 11 de julho, com integrantes da rota gastronômica e profissionais da área participando de um workshop de capacitação profissional, que será concluído com uma aula-show da chef Angélica Vitali, madrinha da rota desta região. Ela é especialista em gastronomia molecular, reconhecida como referência no Brasil pelo uso de técnicas científicas avançadas na cozinha, além de suas participações no MasterChef Profissional.

No sábado, 12 de julho, das 11h às 17h, o Senac Marília abre suas portas ao público para um dia inteiro dedicado à gastronomia regional. O evento contará com estandes para exposição e degustação de produtos artesanais, participação de restaurantes e produtores de diversos municípios, além de apresentações musicais ao vivo que incluem groove, chorinho e MPB.

Experiências gastronômicas e valorização da produção artesanal

Durante o festival, estandes de restaurantes e produtores de alimentos e bebidas apresentam ao público produtos para degustação, consumo imediato e compra. Estão confirmados empreendedores de cidades como Marília, Botucatu, Agudos, Garça, Bofete, Piratininga, São Manuel, Salto Grande e Gália.

Entre os destaques, o Tosta Coffee, de Garça, oferece cafés premiados em versões moídas e em grãos. O Sítio Olho D’Água, de Marília, comercializa café 100% arábica e realiza projetos de formação de jovens. O Museu do Café de Piratininga apresenta café e mel produzidos localmente, enquanto o Apiário Açucena da Serra, de Agudos, traz três variações de méis, incluindo o florado de cipó-uva e o florado de laranjeira, com notas cítricas.

Além disso, o público poderá encontrar a Cachaça Três Pedras, do Alambique Moenda Velha (Bofete), laticínios da Estância do Queijo (Botucatu), chocolates finos da Aushra, geleias artesanais da Boma, doces típicos da Doces Kaseiros Nayá e empadas da Flabella Empadas, entre outras delícias.

Shows ao vivo de groove, chorinho e MPB

O evento contará também com atrações musicais gratuitas, que irão embalar a programação gastronômica e cultural do dia.

A primeira apresentação acontece às 12h, com o trio instrumental Mahatma Groove, conhecido pelo repertório que transita entre jazz, MPB e improvisos criativos. O grupo é formado por Renato Alves (guitarra), Danilo Agostinho (saxofone) e Gustavo Nunes (baixo), músicos reconhecidos por sua atuação em festivais e projetos culturais de Marília e região.

Na sequência, às 14h30, sobe ao palco o Grupo Jacarandá, formado em 2023 e dedicado à difusão do choro e da música popular brasileira. O repertório inclui clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Waldir Azevedo e João Gilberto, entre outros mestres da música nacional.

Sobre o Programa Sabor de São Paulo

O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo realizado pela Setur-SP, em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, com o objetivo de apresentar o potencial gastronômico paulista e aproximar a população do trabalho de produtores artesanais e restaurantes do interior e litoral.

De julho de 2023 a junho de 2025, o programa percorreu 35 regiões turísticas, mapeando e valorizando o trabalho de empreendedores em 301 municípios. Até agora, mais de 9 mil pessoas participaram dos festivais regionais e 1.665 profissionais passaram por capacitações técnicas. A iniciativa também conta com o apoio de instituições como Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.

Confira a programação completa:

11/7 – Workshop de Capacitação Profissional Trilha do Conhecimento – Sabor de São Paulo – Etapa Marília


9h – Recepção com Coffee Break;

9h45 – Abertura da Capacitação – Gerente do Senac Marília dando boas-vindas a Trilha do conhecimento “Sabor de São Paulo”;

10h – Sabor de São Paulo – O Programa “Sabor de São Paulo” – Christine Fuchs Grecco (Secretaria de Turismo e Viagens);

10h15 – Atendimento ao Cliente: agregando valor ao meu negócio – Mariana Gonçalves Ferreira (SEBRAE);

10h45 – Segurança alimentar: Boas Práticas do campo à mesa – Sizele Rodrigues Tucci (Cosali – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo);

11h15 – Produtores Artesanais e SISP: parceria de sucesso refletida em inclusão social e segurança e qualidade aos produtos paulistas – João Gustavo Loureiro (CDA – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo);

12h – Turismo Gastronômico: Roteirização e Comercialização – Erica Morandi Paveloski (SENAC);

12h30 – Almoço;

14h30 – Turismo de Experiência: Colhendo histórias, proporcionando novas experiências – Erica Morandi Paveloski (SENAC);

15h – Turismo Rural: uma experiência gastronômica no campo – Márcio Langoni (FAESP/SENAR);

15h30 – A importância dos produtos territoriais para o turismo no mundo globalizado – Adriana Verdi – (Apta – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo);

16h – Pitch – A minha evolução no Programa de Gastronomia – Juliana Furlan (Estância do Queijo);

16h20 – Rodada de Negócios;

17h – Aula-show com a Chef Angélica Vitali.

12/7 | Feira Gastronômica, a partir das 11h

Evento gratuito e aberto ao público. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer, degustar e adquirir produtos regionais diretamente dos produtores, além de aproveitar apresentações musicais ao vivo que valorizam a cultura local.

12h – Mahatma Groove: Trio instrumental com repertório que transita entre jazz, MPB e improvisos criativos;

14h30 – Grupo Jacarandá: Apresentação de choro e música popular brasileira com clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Waldir Azevedo e João Gilberto.

Produtores confirmados

  • Alambique Moenda Velha (Bofete) – Cachaça

  • Estância do Queijo (Botucatu) – Queijos artesanais

  • Fazenda São Ramiro (Gália) – Produtos diversos

  • Tosta Coffee (Garça) – Café

  • Museu do Café de Piratininga (Piratininga) – Café e mel

  • Sítio Olho D’Água (Marília) – Café

  • Boma Geleias (Marília) – Geleias artesanais

  • Aushra Chocolates Finos (Marília) – Chocolates

  • Doces Kaseiros Nayá (Agudos) – Doces típicos

  • Apiário Açucena da Serra (Agudos) – Mel

Restaurantes

  • Acarajé da Baianinha (Marília) – Acarajé

  • La Bamba Food (Marília) – Nachos recheados

  • Flabella Empadas (São Manuel) – Empadas

  • Trapiche (Salto Grande) – Gastronomia variada

  • Degustti Sorvetes e Sobremesas (Botucatu) – Sorvetes e bombons

Serviço 

Sabor de São Paulo – Etapa Marília

Local: Senac Marília

Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP

Site: https://www.sp.senac.br/senac-marilia

        

               

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *