Janela Para o JapãoNotícias

Ex-sequestrada japonesa renova apelo por retorno imediato de vítimas levadas pela Coreia do Norte

Uma japonesa que foi sequestrada pela Coreia do Norte quando jovem e repatriada muitos anos depois fez um novo apelo pelo retorno imediato de outras vítimas levadas por Pyongyang.

Na quarta-feira, Soga Hitomi fez um discurso para cerca de 600 pessoas em um evento realizado em Tóquio. Ela foi sequestrada junto com sua mãe, Miyoshi, na ilha de Sado, província de Niigata, no Mar do Japão, em agosto de 1978. Soga foi repatriada em 2002, mas o paradeiro de sua mãe continua desconhecido.

Durante seu discurso, Soga Hitomi compartilhou sua provação na Coreia do Norte e seus sentimentos a respeito de sua mãe, que completará 94 anos em dezembro. Ela também falou sobre Arimoto Akihiro, que morreu sem voltar a se encontrar com sua filha sequestrada, Keiko. Ele tinha 96 anos. Soga disse ter ficado profundamente chocada com a morte de Arimoto, porque toda vez que o via trabalhando ativamente, ela tinha esperança de que sua mãe também estivesse viva e bem de saúde.

Soga Hitomi se referiu a outra vítima de sequestro, Yokota Megumi, com quem passou algum tempo na Coreia do Norte. Segundo Soga, ela e Yokota sentiam falta do Japão. A ex-sequestrada disse que ambas compartilhavam os mesmos sentimentos sobre sempre explorarem maneiras de retornar ao seu país de origem.

Soga Hitomi afirmou que seu desejo é de que todas as vítimas sejam trazidas de volta ao Japão. Ela apelou ao primeiro-ministro Ishiba Shigeru e a outros funcionários do governo para que organizem uma reunião de cúpula com o lado norte-coreano o quanto antes para tratar do assunto.

De acordo com Tóquio, pelo menos 17 japoneses foram sequestrados por espiões norte-coreanos nas décadas de 1970 e 80. Cinco vítimas foram repatriadas em 2002, mas as 12 restantes ainda permanecem sem paradeiro conhecido.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *