Janela Para o JapãoNotícias

Premiê do Japão promete exercer liderança para o retorno de sequestrados pela Coreia do Norte

A nova primeira-ministra do Japão, Takaichi Sanae, prometeu fazer todos os esforços para resolver o mais cedo possível a questão dos cidadãos japoneses sequestrados para a Coreia do Norte.

Na quinta-feira, Takaichi se reuniu com parentes das vítimas de sequestros pela primeira vez depois de assumir o cargo.

As pessoas que visitaram o gabinete da premiê, em Tóquio, incluem a mãe e o irmão de Yokota Megumi, que foi sequestrada por agentes norte-coreanos décadas atrás, e Soga Hitomi, que foi repatriada em 2002, após ser levada para a Coreia do Norte.

Takaichi afirmou que lamenta profundamente que nenhum sequestrado japonês tenha conseguido voltar ao Japão desde que cinco foram repatriados em 2002.

Declarou que jamais desperdiçará uma oportunidade que poderia levar ao retorno de todos os sequestrados.

Ela também citou que pretende buscar a compreensão e a cooperação de líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando se encontrar com eles.

Takaichi enfatizou que exercerá liderança para romper o impasse por todos os meios, e está pronta para realizar uma reunião de cúpula com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

Yokota Takuya, irmão mais novo de Megumi e chefe de uma associação de familiares de sequestrados japoneses, afirmou que o grupo está exigindo o retorno imediato de todas as vítimas de sequestros.

Disse que quer que a primeira-ministra restabeleça as negociações de alto nível com Pyongyang, e avance rapidamente para a realização de cúpula com o líder norte-coreano.

Yokota Sakie, mãe de Megumi e Takuya, declarou que quer que o governo use sua sabedoria de várias maneiras para que os sequestrados e seus familiares possam se encontrar novamente no Japão.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *