Japão: menino é espancado por 8 alunos e escola diz aos pais que foi uma “brincadeira”
Um menino do primeiro ano do ensino primário foi espancado por oito alunos no banheiro da escola em Sendai (Miyagi), em 15 de dezembro do ano passado, e desde então ele deixou de frequentar as aulas, informou o jornal Yomiuri nesta quarta-feira (16).
Depois da agressão, a direção da escola disse aos pais do menino que tudo não passou de uma “brincadeira popular”, negando as suspeitas de que ele estaria sofrendo “ijime” (bullying).
Com a insistência dos pais inconformados com o descaso da escola, o Conselho de Educação de Sendai deve finalmente reconhecer o caso como uma “situação grave”, com base na Lei de Promoção de Medidas de Prevenção ao Bullying (Ijime Boushi Taisaku Suishin-hou / いじめ防止対策推進法).
O Conselho de Educação admitiu que o menino deixou de ir à escola devido à agressão e que demorou muito para confirmar os fatos.
Os pais do menino disseram que ele foi levado ao banheiro da escola por oito alunos, depois de não ter conseguido terminar de comer a merenda dentro do horário, e foi agredido com socos e chutes. Ele sofreu hematomas em todo o corpo e teve diagnóstico de suspeita de reação por estresse agudo.
O Conselho de Educação disse no início deste mês que criou um “comitê de investigação de bullying” e está verificando a situação de forma detalhada na escola com a premissa de que o menino sofria “ijime”.
“Nosso filho continua sem ir à escola desde as agressões, há três meses, e queremos que o Conselho de Educação dê explicações reais sobre a situação”, disseram os pais.
A escola se recusou a falar com o jornal Yomiuri, alegando que não fazia comentários sobre casos individuais.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE