Janela Para o JapãoNotícias

Olimpíada Escolar Brasileira deve reunir 1.000 estudantes em Shizuoka em julho

No dia 9 de julho será realizada a Olimpíada Escolar Brasileira, competição que deverá reunir 1.000 alunos de 36 escolas brasileiras no Japão no estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka). O anúncio foi feito pelo cônsul do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, na noite de terça-feira (22) em entrevista coletiva online.

Na verdade a Olimpíada será realizada em duas etapas distintas. Além da do dia 9 de julho, está programada a mesma competição em outubro, em dia a ser definido, na província de Gunma.

O objetivo da competição é integrar as escolas brasileiras no Japão através do esporte. E entre as modalidades esportivas programadas estão atletismo (100, 200, 400 metros, 4×4 e 200m com barreiras), salto em distância, tênis de mesa, xadrez, vôlei, futebol e natação. Os organizadores estudam a possibilidade da inclusão do judô.

A organização da Olimpíada será do Centro Educacional Sorriso de Criança (CESC), de Kikugawa (Shizuoka), BFC Japan (Gunma) e Cavom (Shiga) em parceria com os três consulados do Brasil no Japão,

A competição será aberta para estudantes na faixa dos 6 aos 18 anos de idade de escolas brasileiras, mas os organizadores pensam em convidar também algumas escolas japonesas e estrangeiras. A previsão inicial é de que participem 1.000 alunos de 36 escolas brasileiras da primeira etapa da Olimpíada.

O cônsul Garcia lembrou que os organizadores estão buscando patrocinadores para que custeiem o transporte, a alimentação e a premiação dos alunos.

“Já conseguimos o Banco do Brasil como patrocinador oficial da Olimpíada Escolar Brasileira. Os organizadores estão solicitando apoio às outras empresas e instituições através da venda de cotas de patrocínio nas modalidades Master, Ouro, Prata e Bronze”, explicou Garcia.

No local haverá uma praça de alimentação com os comerciantes locais e comidas típicas e também estandes de patrocinadores da Olimpíada Escolar Brasileira.

Um fator que pesou na decisão pela realização da Olimpíada Escolar Brasileira é a experiência que os organizadores já têm na área.

O CESC, em Shizuoka, realizou a primeira edição do Campeonato Esportivo de Integração realizado em 2017, envolvendo a prática de futsal e vôlei. Outras edições da competição foram realizadas em 2018 e a última em 2021, sempre reunindo cerca de 300 atletas de várias escolas, segundo Márcia Rocha.

Já a BFC Japan realizou a primeira edição das Olimpíadas Escolares Brasileira na cidade de Oizumi (Gunma) em 2019, que contou com cerca de 350 crianças, conforme Edvaldo e Jaqueline Oshiro.

E o Campeonato de Vôlei Misto (CAVOM) foi organizado por Marisa Narita em 2018 e 2019, também contando com a participação de cerca de 300 crianças.

Nas próximas semanas os consulados do Brasil enviarão uma carta-convite para as escolas brasileiras de suas respectivas jurisdições. E as escolas que desejarem participar deverão entrar em contato com os organizadores para obter mais detalhes. O prazo para inscrição vai de 1º de abril a 15 de junho.

O cônsul Garcia disse que o órgão deverá apoiar eventos voltados aos jovens na faixa dos 15 aos 17 anos de idade, como um previsto para ser realizado em Hamamatsu envolvendo a prática de skate, mountain bike e tendo também música ao vivo. Outro ainda deverá ser organizado em uma praia da cidade, com competição de vôlei de areia.

Olimpíada Escolar Brasileira
Primeira etapa em 09 de julho, das 9h às 17h
Local: Estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka)
Segunda etapa em outubro (em dia a ser definido), na província de Gunma
Inscrições: de 1º de abril a 15 de junho
Informações:
Márcia Rocha – 090-2576-6305 (Shizuoka)
Jaqueline Oshiro – 090-3139-3859 (Gunma)
Marisa Narita – 080-3250-1267 (Shiga)

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *