Janela Para o JapãoNotícias

Premiê do Japão quer pacote para combater a inflação gerada por aumentos de preços

O primeiro-ministro do Japão ordenará nesta terça-feira (29) que o governo elabore até o final de abril medidas de emergência destinadas a combater a inflação gerada pelo aumento dos preços dos combustíveis e de outros itens, alimentada pela crise na Ucrânia.

Fumio Kishida fez o comentário durante questionamentos no Parlamento. Ele já havia dito antes que a pandemia e os preços crescentes dos produtos após a invasão da Ucrânia pela Rússia foram um “golpe duplo” para o Japão.

O premiê comentou o seguinte: “Devemos tomar medidas com agilidade para garantir uma recuperação nas atividades econômicas e sociais em meio à pandemia e abordar o impacto do aumento do petróleo bruto e outros preços devido à situação na Ucrânia.”

Kishida complementou: “Estamos entrando em uma fase crítica para reaquecer nossa economia danificada pela COVID-19.”

Desde 21 de março as províncias do Japão estão livres das restrições criadas para impedir o surgimento de mais infecções por coronavírus.

O Japão aprovou um orçamento recorde de 107,60 trilhões de ienes (US$ 874 bilhões) para o novo ano fiscal, que inicia em 1º de abril, com Kishida dizendo que a primeira prioridade é executar o plano de gastos e aproveitar os fundos de reserva restantes mantidos para gastos de emergência.

Na semana passada, Kishida anunciou uma extensão dos subsídios aos atacadistas de petróleo para reduzir os preços no varejo, em um mês até o final de abril.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *