Janela Para o JapãoNotícias

Governo japonês vai garantir assentos em voos para deslocados ucranianos

O primeiro-ministro japonês Kishida Fumio afirmou que seu governo vai garantir assentos em voos diretos entre o Japão e a Polônia para deslocados ucranianos.

Na quinta-feira, Kishida afirmou estar chocado com os atos intoleráveis das tropas russas na Ucrânia, e mencionou que corpos com as mãos amarradas atrás das costas foram encontrados em ruas perto da capital Kiev. O premiê ressaltou que matar civis é um crime de guerra.

Kishida também disse que o Japão pediu que a Corte Internacional de Justiça investigue os crimes de guerra.

Afirmou também que a Rússia deve ser responsabilizada. Ele acrescentou que o lado japonês tomará severas medidas para mostrar que nunca irá tolerar tais atos de agressão ou de crimes de guerra. Kishida pretende anunciar medidas adicionais contra o lado russo o mais breve possível.

Sobre a questão de acolher deslocados da Ucrânia, Kishida disse que um avião governamental trouxe 20 pessoas que foram resgatadas do país e que tinham dificuldade em organizar uma viagem ao Japão por conta própria. O premiê afirmou que o governo continuará a ajudar ucranianos virem ao Japão por meio da garantia de assentos em voos diretos semanais partindo da Polônia. A medida será posta em prática ainda esta semana.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *