VariadosVariedades

Vereadora Vânia Ramos reivindica implantação de centro de referência para transtorno autista

A vereadora Vânia Ramos, liderança dos Republicanos na Câmara Municipal de Marília, teve aprovado requerimento de sua autoria na última sessão ordinária onde reivindica a implantação na cidade de um centro de referência em transtorno do espectro autista (TEA). “Este centro iria funcionar como um ambulatório dentro das unidades de saúde da rede básica e do Sistema Único de Saúde, o SUS”, explicou a vereadora.

O requerimento, de número 470/2022, obteve aprovação unânime na Casa de Leis. O centro defendido pela vereadora Vânia Ramos está totalmente adequado à Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Atualmente, estima-se que o Brasil possua cerca de dois milhões de autistas. Só no Estado de São Paulo, de acordo com dados da Universidade de São Paulo, a USP, existem 300 mil pessoas com o transtorno autista”, contextualizou a parlamentar de Marília.

Com a implantação do centro de referência em TEA dentro das unidades de saúde de Marília, a vereadora Vânia Ramos contribui para a composição de uma política municipal voltada ao diagnóstico precoce desta condição de saúde, caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos).

“Atualmente, devido à falta dos serviços que o centro de referência oferecerá, quantidade significativa de crianças, adolescentes e até adultos ainda aguardam por diagnósticos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *